17.8.17

Trump e a Coreia do Norte

Por C. Barroco Esperança
A sobriedade, esse esforço intelectual que se exige na razão direta das responsabilidades que se exercem e dos efeitos que as palavras e ações irrefletidas podem provocar, não é apanágio do atual Presidente dos EUA.
Que o biltre coreano, narcisista e megalómano, sujeite o seu povo a uma tragédia e seja indiferente aos riscos que as suas ameaças, para consumo interno, possam provocar, é um hábito na obscura ditadura que o domínio nuclear tornou perigosa.

Que o PR da nação mais poderosa do Planeta sofra dos mesmos defeitos, transforma o medo em terror, a incerteza em horror e a imponderabilidade em ameaça global.
A Coreia do Norte é um perigo, não só por si, mas pelo apoio que a China e a Rússia lhe podem dar por interesse geoestratégico. Trump menosprezou o silêncio diplomático que as duas grandes potências militares guardaram e, quando ouviu a China a pronunciar-se sobre uma eventual ação dos EUA contra a Coreia do Norte, fez a retirada de sendeiro e… elevou as ameaças (apenas) se o invadir os EUA ou os seus aliados. E foram países pouco recomendáveis, mas com governantes adultos, a Rússia e a China, a advertirem Kim e Trump para não se meterem em aventuras.
Quando devia ter esperado o resultado da difícil mediação da ONU, que obteve o apoio da Rússia e da China para as sanções propostas pelos EUA, fez ameaças inoportunas ao esquizofrénico ditador coreano, colocou-o ao seu nível, e deu-lhe palco para exibição da sua megalomania. Só tornou mais difícil a solução do problema, porque a imponderação excluiu Trump da solução e transformou-o em problema. Esticada a corda, começa a não haver espaço para recuo e é improvável que haja guerras nucleares regionais.
Não há impérios eternos e a última coisa de que o Planeta precisava era da incoerência e da insensatez do imperador néscio que, em cada dia torna o mundo mais vulnerável, e o seu país mais suspeito de trocar por negócios a ética e o direito.
Ponte EuropaSorumbático

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger SLGS said...

Uma denuncia realista da tensão ignominiosa COREIA NORTE/USA, alimentada por dois gaiatos loucos e megalómanos. Subscrevo.

17 de agosto de 2017 às 17:03  
Blogger 500 said...

Texto em duplicado?

17 de agosto de 2017 às 17:19  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

500

Obrigado pelo aviso!

17 de agosto de 2017 às 19:56  
Blogger Ilha da lua said...

Como foi possível a Coreia do Norte chegar onde chegou?Como foi possível um Trump ser presidente dos USA? Os deuses devem estar loucos!

17 de agosto de 2017 às 23:37  
Blogger osátiro said...

Creio que não será bem isso.
Que o Kim foi utilizado pelo Xi como teste á capacidade da administração Trump, não há a mínima dúvida!
que a reação forte musculada e quase uníssona da Administração (coisa rara!) provocou efeitos....sem dúvida!
A China já enumerou uma lista de sanções ao lacaio Kim, tudo bens essências, militares por ex...(creio que pela 1ª vez desde 1949!)o que só demonstra que a estratégia de Trump está correta.
afinal no dia K ..o kim não lançou nenhum míssil para guam.
afinal, ao testar Trump, o Xi ficou com medo.....

24 de agosto de 2017 às 00:48  

Enviar um comentário

<< Home