2.7.17

Sem Emenda - As Minhas Fotografias


Eira em Tourém, com trabalhadores e debulhadora – Tourém fica no concelho de Montalegre, a Norte da serra do Gerês, numa pequena parte do território português que parece entrar por Espanha adentro. A freguesia terá cerca de 150 habitantes. O cereal desta imagem de 1980 é o centeio. Nessa altura, aquela vetusta máquina era seguramente um sinal de modernidade. Era assim que se fazia agricultura há 40 anos. Ainda haverá sítios onde as coisas não são muito diferentes. Mas, na maior parte, já nada é assim. A demografia, a emigração, o envelhecimento, o supermercado, o turismo, as máquinas e talvez os incêndios alteraram tudo. É curioso verificar como, naquele tempo, no mundo rural, numa sociedade ainda tão atrasada e patriarcal, homens e mulheres, trabalhavam juntos.

DN, 2 de Julho de 2017

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger SLGS said...

Senhor Dr. António Barreto, o Sr. melhor do que ninguém, deveria saber que em 1980, "aquela vetusta máquina" já não era um sinal de modernidade. Justificar-se-ia, isso sim, numa zona de minifúndio e num aproveitamento mais vantajoso do que o velho mangual, de uma tecnologia ultrapassada.

2 de julho de 2017 às 17:08  
Blogger opjj said...

Era de facto uma evolução,mas seria mais interessante recuar no tempo em que a debulha era feita com duas varas ligadas em que uma estava fixa na mão do homem e a outra móvel que em movimento rotativo batia no cereal deposto no chão da eira.

3 de julho de 2017 às 18:16  

Enviar um comentário

<< Home