26.1.17

Donald Trump e o Partido Republicano

Por C. Barroco Esperança 
O Partido Republicano, fundado por abolicionistas, partido cujo primeiro presidente foi Abraham Lincoln, dificilmente se reconheceria no trajeto iniciado há trinta anos, sob a influência da Direita Religiosa, radicalizado pela chegada do Tea Party e bem-sucedido com o extremista Donald Trump, com o apoio não repudiado da Ku Klux Klan. Aliás, Trump faz a síntese da pior herança das últimas três décadas e acrescenta o exuberante apoio ao sionismo judaico.
 Trump não é um risco, que as promessas feitas na campanha presidencial prenunciavam, é uma ameaça trágica pela obstinação em cumpri-las.
 Racista, misógino e exibicionista, falta-lhe preparação, sensatez e equilíbrio para dirigir o mais poderoso país. Com a sua vitória eleitoral tornou-se o homem mais perigoso do mundo. Com maioria republicana no Congresso (Câmara dos Deputados + Senado) e no Supremo Tribunal (Suprema Corte), cujos juízes são nomeados pelo PR e confirmados pelo Senado), Trump é o mais poderoso dos Presidentes dos EUA e do Mundo.
 Ao fazer da China, o seu maior credor, o inimigo principal, da Palestina um quintal de Israel e do Mundo um espaço de negócios, Trump pode fazer com que a crise de 2008 pareça um incidente perante a previsível catástrofe.
O direito internacional, como sucede com os aprendizes de ditador, é apenas um ligeiro obstáculo à vontade de um narcisista sem ética, cultura e formação política, indiferente ao aquecimento global, ao drama dos refugiados, à pobreza e à saúde dos desvalidos.
 Os 8 homens mais ricos do mundo, 6 americanos, 1 espanhol e 1 mexicano, detêm mais riqueza do que a metade mais pobre da Humanidade. Com Trump, tendem a reduzir-se.
 Por trás de Trump há uma redefinição geoestratégica. A sua retórica podem ser a cortina de fumo para a real política externa dos falcões que o apoiam e de interesses sectoriais americanos, mas as circunstâncias e o homem não podem ser ignorados.
 A União Europeia, avessa à integração económica, social e política, conseguiu tornar-se anã no xadrez mundial, apesar de ter maior PIB e mais população do que os EUA. Está abandonada à desintegração e redefinição de fronteiras.
 O ar que se respira lembra o dos ventos que sopraram antes da II Guerra Mundial.

Ponte Europa / Sorumbático

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger opjj said...

Pelo que escreve, V.Exª é mais radical do que TRUMP. Imagine-se se os muitos milhões que votaram TRUMP fossem assim radicais.
Durma em Paz que TRUMP quando precisar dos seus conselhos vai com toda a certeza chamá-lo.
Se V.Exª tivesse que participar em carga directa com o inimigo (por experiência própria), curava-se dos seus males sentidos sem sentido.
Cumps.

26 de janeiro de 2017 às 14:46  
Blogger opjj said...

Como diz que vem aí a III guerra mundial vou ter que me abastecer de víveres.

26 de janeiro de 2017 às 14:50  
Blogger Ilha da lua said...

Trump representa a face tenebrosa dos EUA...Quero acreditar que a maioria dos americanos não se revê neste louco E,que os valores democráticos desta nação falem mais alto

26 de janeiro de 2017 às 19:38  
Blogger Pi-Erre said...

Os esquerdistas e afins andam todos apalermados por causa de D. Trump.

28 de janeiro de 2017 às 20:49  
Blogger Ilha da lua said...


Apalermados, ou melhor estupefactos, ou melhor ainda, preocupados, devem andar todos os cidadãos do mundo, conscientes e defensores da democracia

29 de janeiro de 2017 às 19:02  

Enviar um comentário

<< Home