14.8.16

Sem Emenda - As Minhas Fotografias

Senhora algarvia sentada no passeio, Loulé – Era em 1975. Impressionava a maneira como muitas portuguesas ainda se vestiam e se apresentavam na rua. Vestida de preto, de cabeça tapada e sentada no chão, encostada à parede: nada ficava a dever às iranianas, romenas e árabes que vemos todos os dias na televisão. Não sabemos se esta senhora portuguesa era uma “lusitana” de gema ou uma “cigana”, mas podia perfeitamente ser uma ou outra. Assim arranjadas, ainda há pouco se viam muitas na Nazaré, em Trás-os-Montes, no Alto Minho e em aldeias alentejanas ou beirãs. Na parede, estão restos de um cartaz anunciando um comício com a presença de António Dias Lourenço, um dos mais destacados dirigentes comunistas, que morreu em 2010, com mais de 90 anos, depois de ter tido importantes funções naquele partido, incluindo a de director do jornal oficial Avante. Passou longos anos nas cadeias. Fugiu das prisões por duas vezes. Mesmo fora da prisão, foi ele o principal organizador da famosa “fuga de Peniche”, em 1960.
DN, 14 de Agosto de 2016

Etiquetas:

3 Comments:

Anonymous Vladomiro said...

Um bom comunista é um comunista morto!

14 de agosto de 2016 às 17:14  
Blogger SLGS said...

Até ao advento da liberdade as mulheres do povo das nossas aldeias do interior e até mesmo das zonas ribeirinhas algarvias, por exemplo Olhão, andavam embiocadas, mais do que esta e independentemente da sua etnia.

14 de agosto de 2016 às 22:04  
Blogger Ilha da lua said...

O SLGS lembra bem..,Esperemos que a democracia e a liberdade se espalhem por todo o mundo e a burka também caia em desuso

16 de agosto de 2016 às 21:08  

Enviar um comentário

<< Home