9.6.16

Goldman Sachs, política e terrorismo financeiro

Por C. Barroco Esperança
Ignoro se o banco Goldman Sachs influiu na falência do Lehman Brothers, que iniciou a funesta recessão em que numerosos países estão ainda mergulhados, mas sei, de ciência certa, que beneficiou dessa falência e continua a provocar danos irreparáveis.
 Esteve por trás da manipulação das contas públicas da Grécia, permitindo a sua adesão ao euro, e mantém a reputação e influência intactas. O dinheiro até isso compra. Os seus relatórios continuam a destruir empresas e a arruinar países, em autênticos atos de terrorismo financeiro cujo rigor técnico traz à memória o caso grego.
 No dia 1 deste mês, o seu relatório sobre a banca arrasou várias instituições bancárias, o que provocou uma colossal desvalorização do BCP, cujo futuro tornou mais incerto, e debilitou o setor financeiro português, ameaçado na sua sobrevivência.
 O maior banco mundial de investimentos, que produz relatórios, recomenda a compra e venda de ativos financeiros, vende serviços de consultoria aos outros bancos e participa nas maiores fusões e aquisições mundiais, é aquele que, com os seus relatórios, influi no valor dos ativos em cujas transações participa. Joga nos dois lados do tabuleiro mundial do xadrez financeiro, com todas as peças, sem cometer crimes. A lei permite-os.
 Conhecem-se os quadros europeus que o Goldman Sachs emprega, ex-governantes e economistas, quase sempre ligados a partidos filiados no Partido Popular Europeu, de onde vão para o referido banco ou de onde vêm para altos cargos da União Europeia, fazendo desta uma sucursal sua.
 António Borges, Carlos Moedas, António Horta Osório e José Luís Arnaut foram alguns dos nomes conhecidos, ligados ao PSD, que circularam entre o poder político nacional, altos cargos no Goldman Sachs e as mais altas funções da UE, com a displicência com que Maria Luís Albuquerque saiu de ministra das Finanças para a administração de um fundo abutre inglês, Arrow Global, “de que nunca tinha ouvido falar”, que fez negócios com o Banif e adquiriu a empresa Whitestar, criada pelo Lehman Brothers, para agregar o crédito em risco de incumprimento, em Portugal. Saiu do Governo para cobradora de fraque.
 Tudo legal. As leis jamais são feitas pelas vítimas e a própria ética depende da opinião publicada cuja obstinação acaba por transformá-la em opinião pública.
 Esta promiscuidade, com que o País anestesiado se conforma, traz à memória o general De Gaulle que nacionalizou alguns bancos coniventes com o nazismo, durante a guerra, e, alguns anos depois, se disse arrependido de os não ter nacionalizado todos.
 Ponte Europa / Sorumbático

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger José Batista said...

Eles comem tudo...
As leis tornaram-se promotoras e garantes de crimes.
Resta(ria) aos humildes de todo o mundo unirem-se. Mas como, se o acesso ao ensino (de qualidade) lhes é (intencional e eficazmente) dificultado, sabotado ou (mesmo) negado, ao mesmo tempo que a propaganda condiciona o agir no sentido favorável aos poderosos?
A panela vai fervendo e cozendo os fracos. Não vai explodir.

9 de junho de 2016 às 13:24  
Blogger José Batista said...

Eles comem tudo...
As leis tornaram-se promotoras e garantes de crimes.
Resta(ria) aos humildes de todo o mundo unirem-se. Mas como, se o acesso ao ensino (de qualidade) lhes é (intencional e eficazmente) dificultado, sabotado ou (mesmo) negado, ao mesmo tempo que a propaganda condiciona o agir no sentido favorável aos poderosos?
A panela vai fervendo e cozendo os fracos. Não vai explodir.

9 de junho de 2016 às 13:24  
Blogger Ilha da lua said...

Com profunda desilusão constato,que foram as leis de países democráticos que fizeram crescer este "polvo", cujos tentáculos chegam a todo o mundo.
E, o mais estranho, é que parece, não haver solução para as democracias se livrarem deste capitalismo selvagem, que a está subverter nos seus valores.
Mas não é politicamente correcto falar neste assuno...

9 de junho de 2016 às 20:22  
Blogger opjj said...

V.Exª toma posições sem nexo.Nem com o exemplo da Caixa abre os olhos. Passaram por lá a coqueluxe dos economistas e advogados que ao que parece voltam a pousar na Caixa. Alguns com várias reformas cujas foram acordadas por eles próprios, aquando foram administradores lá e noutros lugares, assim como os altos vencimentos.Conclusão se a Caixa for do Estado mesmo que dê prejuízos profundos vai ao Estado(Zé) e ninguém responde por tal!Pois mesmo com os danos, as altas benesses que tocam a todos desde o topo à base, permanecem.
O sistema bancário está falido, seja Estado ou privado e o Zé paga e não muje.

10 de junho de 2016 às 17:27  

Enviar um comentário

<< Home