13.9.15

Luz - Entrada do novo edifício da sede da EDP, em Lisboa

Clicar na imagem para a ampliar
*
O edifício ainda não está acabado. Não me foi possível entrar, nem sequer passear nesta pátio estranho e atraente, que não é mais do que uma passagem através de todo o prédio, da avenida da frente para a rua das traseiras. O autor é o arquitecto Manuel Aires Mateus. O edifício fica na avenida 24 de Julho, perto do Tejo, não longe do Cais do Sodré e do Mercado da Ribeira, e terá oito pisos à superfície e seis subterrâneos para vários usos mais estacionamento. A abertura e a inauguração estão aparentemente atrasadas, pois estiveram marcadas para o segundo semestre de 2014. A obra terá custado mais de 60 milhões de euros, sendo que este valor não é rigoroso nem está confirmado. Todo o edifício vive muito da transparência dos materiais, nomeadamente o vidro profusamente utilizado. A perspectiva desta imagem depende do sol e das sombras. Só se obtém este plano a certas horas do dia e com a meteorologia adequada. É provável que a construção venha a ser polémica, tanto funcional como esteticamente. Será mérito seu. Para já, posso garantir que é uma verdadeira fantasia para qualquer fotógrafo! Poderá passar por ali horas, dias e semanas, em vários estacões do ano, a diferentes momentos do dia: nunca se cansará de jogar e brincar com a luz e a sombra! (2015)

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger SLGS said...

E nós a pagarmos a energia mais cara da Europa.
Viva o luxo, o Zé paga!

13 de setembro de 2015 às 16:54  
Blogger José Batista said...

Fico impressionado. E percebo melhor porque é que as facturas que pago agora são 30 a 40% mais caras do que há três anos.
Isto fora o dinheirinho que seguiu e segue lá para as bandas do oriente.
Mas, enfim, quem é pobre e mal governado, vende o que tem, sobretudo se os agentes vendedores não sofrem nada ou ainda ganham com a venda.
Lá dizem os textos bíblicos: aos que muito pouco têm até esse pouco lhes será tirado...

13 de setembro de 2015 às 18:10  
Blogger Bmonteiro said...

A bem do Regime. Aquele em que um ou outro interesse, faz demitir um Secretário de Estado.

14 de setembro de 2015 às 17:26  

Enviar um comentário

<< Home