23.8.15

Luz - O “ninho” dos desportos Olímpicos, o estádio de atletismo em Beijing

Clicar na imagem para a ampliar
O seu nome completo é “Ninho de Pássaro”. Tem a capacidade para 80.000 espectadores. Ali se realizaram as provas de atletismo e algumas de futebol. A sua construção terminou em Março de 2008, a tempo dos Jogos de Verão desse mesmo ano. O estádio é muito curioso e a sua arquitectura interessante. Talvez não seja muito diferente de outros similares, mas conheço poucos. Os seus arquitectos foram os suíços Herzog e De Meuron, associados a grandes empresas multinacionais e chinesas. A concepção estética e formal depende de princípios e de “fórmulas” complexas, como sejam as oposições entre o bem e o mal, entre o caos e a ordem e entre o Yin e o Yang. É verdade que a assimetria, dentro de um conjunto aparentemente harmónico, é atraente ou pelo menos desperta a curiosidade. Nesta imagem, vêem-se três ou quatro vendedores de qualquer coisa, incluindo uma, no primeiro plano, que vende fotografias dos visitantes, mostrando uma espécie de exemplos dos planos possíveis para o cliente fotografado com o ninho atrás! Mas repare-se na maneira como está vestida! Como ela, havia mais umas dezenas ali à volta. Boné, cachecol, lenço, véu, Estrela Vermelha, camuflado… Tentei perceber as razões deste disfarce ou deste uniforme. Só obtive uma informação para o lenço na boca: protecção contra a poluição de Beijing, geralmente elevadíssima, mas naquele dia, por sorte a minha, quase inexistente. Como se pode ver pelo céu pelas cores e pelos objectos… (2014)

2 Comments:

Blogger Manuel Tiago said...

Há muito tempo que este blog não tem um dos seus momentos de humor com a participação da inefável Maria Filomena Mónica.
Porquê?

24 de agosto de 2015 às 12:57  
Blogger kleineludwigecke said...

Não tendo o que quer que seja a ver com o tema do post, na realidade, e para lá da "inefável Maria Filomena Mónica", também as fotos do Carlos Medina Ribeiro deixaram de aparecer..."Times they are a changing"???

25 de agosto de 2015 às 13:08  

Enviar um comentário

<< Home