21.6.15

MINERAIS E CRISTAIS, MINERALOGIA E CRISTALOGRAFIA


Por A. M. Galopim de Carvalho
Os minerais estão no nosso quotidiano. Nas pedras das calçadas, na areia com que se faz o vidro, nas matérias-primas de todos os metais que nos asseguram a sociedade industrial, nas jóias de quem as pode usar e no sal de que nós, portugueses, abusamos.

Todos falamos de minerais com base num conhecimento vulgar, empírico, ligado à experiência do dia-a-dia. Minas, minérios e mineiros fazem parte do vocabulário popular por razões óbvias ligadas a um vasto e velho sector primário da economia. Não há sítio onde não se fale de minas, nem que seja de minas de água. Mina, nome que recebemos através do francês mine, significa escavação na terra e parece radicar na cultura céltica, vivida por um povo ao qual se deve a metalurgia do ferro. (...)
Texto integral [aqui]

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger José Batista said...

Está um mimo, este texto. Hei-de usá-lo para o ano com os meus alunos de 11º ano. E uma pergunta canónica, que quase sempre lhes coloco, é o porquê de os grãos de quartzo de um granito não apresentarem a forma poliédrica que lhes é característica quando crescem isolados, apesar de serem matéria cristalina. Só que agora tenho o texto de partida mais apropriado que já alguma vez li para essa e outras questões.

21 de junho de 2015 às 19:27  

Enviar um comentário

<< Home