8.10.14

COZIDO DE ENTRECOSTO, CHISPE E ENCHIDOS COM GRELOS DE NABO

Por A. M. Galopim de Carvalho
Cozido de entrecosto, chispe e enchidos com grelos de nabo foi a especialidade com que o Tristão e a mulher, dois viseenses e donos de uma pequena tasca nos arredores da capital, nos quiseram obsequiar, a mim e a mais três amigos, no dia em que fizeram vinte e cinco anos de casados. Prato forte, com demasiada gordura, a degustar de tempos a tempos, numa evocação à glória do porco alentejano e à Mãe-Natureza que o criou.
- Foi um quarto de século de trabalho quase sem descanso, ela na cozinha e eu atrás do balcão e a servir às mesas. – Dizia o marido, feliz da vida, enquanto nos punha na mesa os talheres ao lado dos pratos de “Cavalinho”, da antiga fabrica de Sacavém.
- Embora pequena, esta casa dá muito trabalho. - Disse eu, num tom de quem aprecia o bom serviço que este simpático casal presta à sua habitual e muita clientela.
 
- De manhã à noite! E só se descansa ao Domingo. Eu, sim, mas ela, não. Eu ia e vou à bola, seja aqui em Lisboa ou noutro sítio qualquer. Ela, coitada, fica a fazer tudo o que uma boa dona de casa tem de fazer durante a semana. Vá lá que não temos filhos. Mas quem vai à praça, todos os dias, sou eu. Todas as manhãs, às sete horas, já estou na Ribeira. 
 - Cheira bem! – exclamei quando Tristão se aproximou com as travessas fumegantes, bem ao alto, uma em cada mão.  
- E aqui têm, as carnes já cortadas, numa travessa, e os legumes, na outra.  
Envolto nos aromas que rapidamente encheram a pequena sala, foi salivando que servi o primeiro dos meus companheiros. 
– É tão simples como isto. – Dizia agora o Tristão, aproximando-se com uma garrafa de Colares tinto, de 1968, de um lote que tinha guardado para certas ocasiões. – Cozo as carnes com duas cebolas grandes cortadas a meio, uma cabeça de alhos, só descascada por fora e sem a desmanchar, muito pouco sal e uma boa porção de grãos de pimenta preta. Cozidas as carnes tiro-as para fora e enfio lá dentro os grelos, quanto mais “reimosos” melhor, as batatas e os nabos. O chouriço, a morcela e a farinheira, aprendi consigo, são cozidos à parte. Não há dúvida que deixam um gosto a fumeiro que estraga o paladar desta especialidade. A minha mulher gosta de pôr cenoura mas eu não. Acho que adoça e tira aquele “amarujar” muito especial dos grelos. E agora, bom proveito.

Etiquetas: