14.7.14

A malta do "é igual ao litro"

Falta qualquer coisa - e logo na 1ª linha...
O que é?

5 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Uma dica:
UMA BOA 4ª CLASSE FAZ MUITA FALTA!

14 de julho de 2014 às 11:21  
Blogger Renata Castanheira said...

Uma vírgula, a seguir a "Parabéns".
Renata

14 de julho de 2014 às 16:36  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Claro!
Não é mesma coisa dizer
«Viva Carlos!»
ou dizer
«Viva, Carlos!».

Neste caos, Carlos é "vocativo", e dantes aprendia-se que o vocativo tem de ser SEMPRE precedido por uma vírgula.
É lamentável que na autarquia não saibam isso.

14 de julho de 2014 às 17:22  
Blogger de Sousa said...

Questionei-me muito recentemente sobre a utilização desta vírgula nas outras línguas. Quase a deixar de a usar por nunca a ver quando me escrevem, fui confirmar. Conclusão: como há muita gente que não sabe colocar vírgulas em português, também muitos não o sabem nas suas línguas ou nas emprestadas (caso do inglês).

Em alguns casos fica entre vírgulas:
"Olá, Carlos, podes enviar-me..."

25 de julho de 2014 às 17:18  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Na frase "Olá, Carlos, podes enviar-me...", Carlos é vocativo e enviar-me é o verbo.
E lá está a vírgula a seguir ao vocativo, e muito bem. Como se fosse "Carlos, podes enviar-me..."

25 de julho de 2014 às 18:00  

Enviar um comentário

<< Home