10.5.14

«Dito & Feito»

Por José António Lima
Tudo indica que dois partidos, PS e CDU, vão subir a sua votação nas europeias do dia 25, enquanto os outros três - os coligados PSD e CDS, mais o BE - verão descer claramente tanto os seus votos como os eurodeputados eleitos.
Não é, pois, por acaso, que PS e PCP têm vindo a endurecer o tom das críticas mútuas e os contra-ataques de campanha. Jerónimo de Sousa, neste fim de semana, chegou ao extremo de dizer que seria “mau para a democracia” e a colocaria “em risco” se os portugueses dessem o seu “voto de descontentamento ao PS”. Ao mesmo tempo, António José Seguro apelava ao voto útil da esquerda no “único projecto responsável” e à “concentração de votos no PS”. Em causa está a hipótese de os 10.º ou 11.º eurodeputados do PS se perderem para os 3.º ou 4.º eleitos da CDU. Ou vice-versa.
Neste contexto, de que lado se coloca Mário Soares com o seu incansável activismo frentista?
No 25 de Abril, enquanto Seguro e o PS celebravam a democracia parlamentar, Soares estava no Largo do Carmo, de braço dado com os capitães inadaptados, o PCP e a esquerda radical. E afirmava que aquela era “a única e verdadeira comemoração”.
E se o PS continua a pedir legislativas antecipadas e ordeiras para substituir o Governo, Soares proclama que Passos e Portas “vão ter que sair à força” e que “da próxima vez vai a mal”.
Já quando o PS se demarca de qualquer pedido de perdão ou corte da dívida, Soares garante que “a dívida não é pagável” e que “o manifesto dos 70 é altamente patriótico”, em sintonia com o discurso do PCP.
Eis como se lançam a confusão e as maiores divisões na base eleitoral dos socialistas. Só falta ver Soares, como Jerónimo de Sousa, a jurar que não houve qualquer cerco à Assembleia Constituinte em Novembro de 1975. E que nem sequer havia Parlamento... 
«SOL» de 2 Mai 14

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger João said...

O Lima refere, como quem não quer a coisa, os "capitães inadaptados".

A tia Esteves acha que "o problema é deles".

Pela minha parte, acho que estão bem um para o outro.

Como diz o povo: Se haviam de estragar duas casas...

12 de maio de 2014 às 10:10  

Enviar um comentário

<< Home