14.9.13

Só nós temos tomates

Por Ferreira Fernandes
O RIVAL eleitoral de Angela Merkel, Peer Steinbrück, apareceu na capa de uma revista com o dedo médio estendido, fazendo o célebre gesto obsceno. O escândalo é bom para lembrar uma das poucas, mas tesas, superioridades lusas. Reparem no alemão: estende o médio, numa mão onde os outros dedos se limitam a encolher... Quase todo o mundo faz o gesto da mesma forma mole. A peineta espanhola, o doigt d"honneur francês, o rude finger inglês são todos como o agora famigerado Stinkfinger do político alemão: preguiçoso. 
A linguagem gestual devia ser mais respeitada, afinal foi a mão e a forma dos dedos humanos que nos permitiram evoluir. Mas só os portugueses fazem aquele gesto de forma impecável. Há agora a mania de, ao falar, fazer aspas com os dedos, como que pedindo desculpa: "Não é bem isso que queremos dizer..." Ora quando se estende o dedo médio a alguém aquilo que queremos dizer é mesmo aquilo, mostrar um sexo masculino. Sendo sempre mal-criado, ao menos que o digamos de forma clara - e isso só os portugueses fazem. O nosso dedo médio estendido é como o dos outros, universal. Mas só os portugueses dão um toque de classe, erguem as falanges dos dedos indicador e anelar, enroladas com as falanginhas e as falangetas, fazendo duas rodas onde se apoia, como o cano de um canhão, o dedo médio. O simbolismo da artilharia fica claro, a solidariedade dos dedos é notável. E querem os alemães dar-nos lições de organização e qualidade...
«DN» de 14 Set 13

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger jose said...

Se a qualidade da política europeia for medida pelo gesto alemão e a nossa superioridade gestual atestada então não há que ter dúvidas quanto ao futuro.
Agora lembrei-me de uma entrevista ao Luís Pacheco em que lhe era solicitada uma mensagem para o futuro:
--"Filhos da puta!"

14 de setembro de 2013 às 15:04  

Enviar um comentário

<< Home