25.9.13

Portas, Woody Allen e a falta de dinheiro

Por Ferreira Fernandes
PAULO Portas falou com Woody Allen para ele fazer um filme em Portugal. Só falta dinheiro. Assim de repente eu só estava a ver a Unicer a patrocinar: o verdadeiro nome de W. A. é Allan Stewart Königsberg e a nossa cervejeira talvez entrasse com a massa se ele passasse a chamar Allan Stewart Super Bock. Mas, lá está, gerimos mal os negócios: o Paulo que tanto quer o filme inviabilizou-o ao ir buscar o Pires de Lima para o Governo. E assim estamos, nós sem dinheiro e o W. A. também. A fome juntou-se com a vontade de comer. 
O primeiro filme que ele realizou foi Take the Money and Run, passou por cá como Inimigo Público, mas o que interessa é a tradução literal: "Pega no Dinheiro e Pisga-Te". É a história de um tipo (interpretado pelo próprio W. A.) que começou por falhar na vida artística e acabou por mostrar que não tem jeito nenhum para as finanças. Parece a biografia de um mutante que começa por ser o Passos e acaba em Gaspar. E a coisa ainda fica mais paranoica quando a personagem assalta bancos. Não, não é o Oliveira Costa, no filme assalta-se de fora para dentro. E mal: assalta 16 bancos e é apanhado 16 vezes. É a história de um incompetente e trapalhão, que é condenado a 800 anos de cadeia e fica satisfeito: "Se me portar bem, talvez me reduzam a pena a metade." 
Olha, se calhar W. A. já fez um filme sobre Portugal... Sobre os portugueses é que já fez uma boa frase: "Só tenho uma queixa a fazer da vida: é eu não ser outra pessoa."
«DN» de 25 Set 13

Etiquetas: ,