27.8.13

Pergunta de Algibeira

Estas 2 fotos foram tiradas no Largo Machado de Assis com poucos segundos de intervalo e, praticamente, do mesmo ponto. Como é que se explica que os pilaretes do lado esquerdo tenham a sombra para esse lado, enquanto os da direita têm a sombra para o oposto?
(A explicação será dada com recurso a fotos adicionais)
Actualização:
A resposta está nas duas fotos de baixo: de manhã cedo, antes de o sol banhar o largo (que está orientado norte-sul, e foi sempre fotografado de sul), pode dizer-se que não há sombras. 
Um pouco mais tarde, a luz do sol (vinda da direita, de leste) provoca as sombras que se vêem do lado esquerdo. Incide também quase perpendicularmente na fachada branca do edifício da esquerda, que a reflecte com grande intensidade, criando as sombras simétricas (mas menos nítidas), do lado direito.

2 Comments:

Blogger Pedro said...

haverá pelo menos 2 possibilidades logicas e válidas para a situação das fotos.

1- sendo o passei uma reta, coloca-se o fotografo de frente para o passeio, com os pes na estrada, e os bicos do pés encostados ao passeio. Seguidamente e sem levantar os pés, roda a cabeça para a direta, aponta , dispara a foto, e obtem a foto de cima. de seguida roda a cabeça para a esquerda e obtem a foto de baixo. CONCLUSÂO: as sombras não mudam de direção, é a maquina que muda de orientação.

2- se o passeio for em "V", coloca-se o fotografo no vertice do "V", estando o Sol alinhado com o centro do "V"...é só tirar e temos as fotos. (mais: neste enquadramento, até se obteriam as duas orientações da sombra numa só foto, bastando para tal que o fotografo alinhado com o vertice "V" fosse recuando...abrindo dessa forma o enquadramento!)

(deduzo que a explicação possa ainda ser outra, mas estas duas pelo menos, dariam hipoteticamente para cptar estas imagens!

27 de agosto de 2013 às 15:58  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Ver a "actualização".

27 de agosto de 2013 às 19:06  

Enviar um comentário

<< Home