21.4.13

Apelo

Fotografias de António BarretoAPPh
Clicar na imagem para a ampliar
Publiquei esta fotografia no Sorumbático e no Jacarandá há dois ou três anos. Dei-lhe então a identidade que julgava verdadeira: Solar no Romeu. Parece que me enganei. Já recebi vários desmentidos e diversas sugestões em substituição. Uma convincente, mas nenhuma definitiva. A mais provável será a de um solar em Barrô, na margem esquerda do Douro, perto de Resende, diante de Barqueiros ou de Porto de Rei… A fotografia terá sido feita a partir da margem direita. 
Na impossibilidade de lá me deslocar de imediato, apelo aos leitores e curiosos: onde fica esta casa? Em que estado se encontra hoje? Ainda em ruínas?

Etiquetas:

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Dr. António Barreto, este é o Palácio de Porto de Rei, da freguesia de Fontoura, no concelho de Resende. Por questões relacionadas com herdeiros e partilhas, metade da casa foi alvo de obras e a outra metade permanece em ruínas. É provavelmente uma das maiores e mais imponentes (até pela localização) casas nobres do Douro - curiosamente edificada para ser vista do rio que era no século XVIII (quando foi edificada) a grande via de comunicação. É pois natural que como qualquer habitação senhorial, a fachada esteja voltada ao caminho principal ou implantada de onde pudesse ser vista pelos transeuntes.
Cumprimentos
Nuno Resende

21 de abril de 2013 às 19:17  
Blogger António Barreto said...

Prezado Nuno Resende,
Muito obrigado pelos seus esclarecimentos. Ficou finalmente desvendado este pequeno "mistério" (para mim, pelo menos...). Meu irmão Fernando tinha-me aliás advertido da existência de uma história de partilhas, como tantas vezes entre nós, que tinha impedido o restauro e a manutenção da casa. Quando publicar o livro para o qual estou a trabalhar, não deixarei de registar a sua prestável contribuição. Saudações gratas do
António Barreto
PS: Gostaria de comunicar consigo directamente, mas esta é a única via de que disponho.

21 de abril de 2013 às 21:37  
Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que lhe fui útil. Se necessitar de mais alguma informação pode contactar para nuno.rezende [at] gmail.com.
Cumprimentos,
NR

22 de abril de 2013 às 20:09  

Enviar um comentário

<< Home