22.3.13

Os parabéns hoje devidos ao CCC que dá vida aos nossos corações

Por Joaquim Letria 
UMA COISA que eu gosto, nesta escrita de opiniões, é ter oportunidade de dizer bem de alguém ou de alguma coisa. Infelizmente, surgem mais ocasiões para criticar e denunciar o que está mal do que ser encomiástico para o que quer que se queira. Também é verdade que os leitores preferem a maledicência e o escárnio, o que, por si só acaba por justificar que muita gente da que anda a escrever por aí escolha essa linha para ter mais audiência, acumular mais leitores e ser mais compensado quando se cala ou elogia. Nada disto é errado, se conduzido com equilíbrio e seriedade, mas infelizmente nem sempre é isso que norteia alguns beneficiários de favores e prebendas que vociferam segundo as suas próprias conveniências.
Nestas linhas, venho dizer bem do Centro de Cirurgia Cardiotorácica de Coimbra (CCC) que completa hoje, precisamente, 25 anos de idade. Só poderei ganhar alguma coisa com isto se alguma vez me levarem atempadamente a Coimbra, de tinhonhi, para entrar para o “Clube do Fecho Éclair”, nome irónico posto àqueles que são operados ao coração e ficam com uma costura bem feitinha sobre o esterno. Mas não conheço lá ninguém e, de nome, só reconheço o Professor Manuel Antunes, responsável por alguns amigos meus ainda andarem por aí, dez e quinze anos depois de lhes ter partido o esterno e lhes ter posto o coração a palpitar cá fora, até ao final da reparação da avaria.
Durante este quarto de século que hoje se completa, o CCC operou cerca de 40 mil doentes sem que, até hoje, ali exista uma lista de espera.Com uma média de 1850 operações anuais, cerca de oito por cada dia útil, este serviço, integrado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), é uma referência portuguesa a nível internacional. O CCC salvou muitos milhares de portugueses, sem lhes perguntar quanto ganhavam e se podiam pagar. Note-se que a Unidade de Tratamento Intensivo das Coronárias (UTIC) de Santa Maria, mais a cardiocirurgia de Santa Cruz, em Carnaxide, e os serviços de cirurgia vascular de Santa Marta são outros pontos de excelência deste nosso tão mal tratado país. Não é bonito?!
Que feliz que eu fico por poder aqui elogiar este serviço, do CCC, precisamente quando faz 25 anos de idade, sobrevivendo a governos, ministérios, ministros, ministras e administradores, sem permitir que o estraguem como fizeram em muitas outras parcelas do Serviço Nacional de Saúde!

Etiquetas: