30.3.13

Estes até nos fazem parecer normais

Por Ferreira Fernandes 
ONTEM, o jovem líder norte-coreano Kim Jong-un mandou os seus mísseis apontarem para alvos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul. Em coreano isso soa um pouco como o "agarrem-me, senão eu mato-o!" que às vezes acontece nas nossas ruas, gritado por alguém de braços livres mas querendo mostrar-se fora de si. 
A resposta da Coreia do Sul foi arrasadora: não ligou. Já os Estados Unidos enviaram para a região dois bombardeiros B-2 Spirit com bombas nucleares. No fundo é para apaziguar, para dizer ao maluco que alguém o toma a sério. E no fundo, mesmo, é para justificar aos contribuintes americanos porque se paga 45 mil milhões de dólares para se ter aqueles aviões. 
Os B-2 saíram do Missuri, no meio dos Estados Unidos, e logo chegaram à Coreia do Sul. O míssil com que Kim Jong-un ameaça, o Taepodong-2, teoricamente poderia chegar ao Havai, que é estado americano. Na verdade, foi testado uma vez, em 2006, e desmaiou 35 segundos depois do lançamento. Mas não ouviram ontem a locutora norte-coreana a anunciar a guerra iminente? Estava eufórica. Não viram Kim Jong-un de binóculos, numa trincheira, a olhar exercícios militares? Como um boi para um palácio. Não viram as manifestações espontâneas na Praça Kim Il-sung? Quadriculadas como um implante capilar. Então, não suspirem de alívio pela insuficiência do Taepodong-2. Nas guerras, mais perigosa do que a capacidade técnica em más mãos é a maluquice varrida instalada num dos lados. 
«DN» de 30 Mar 13

Etiquetas: ,