30.12.12

"uuuu bdc UUUU!"

Por Ferreira Fernandes
PARECE que os problemas orçamentais americanos são graves. Por estes dias, na capital Washington, os cafés da cadeia Starbucks escrevem nas xícaras: "Come together". Isto é, apela-se aos congressistas para que se juntem ou, se os democratas e republicanos se separam, a América cai por uma ribanceira. 
Não é bonito o gesto da Starbucks? É. Mas é também interessante juntar essa atitude cidadã com o escândalo que essa mesma empresa americana protagonizou na Europa nas últimas semanas. Descobriu-se que na Inglaterra e na França a Starbucks não paga impostos sobre lucros. Não que não os tenha, mas uma contabilidade engenhosa apaga os lucros e a empresa não é taxada. Por exemplo, na França, onde está desde 2004, a Starbucks continua a declarar prejuízos apesar do volume de negócios se ter multiplicado por 20. Um dos truques é as lojas locais serem obrigadas a se financiarem na sede americana da Starbucks que lhes empresta ao dobro dos juros dos bancos. 
Lembrei-me destas engenharias cheias de cafeína quando ouvia o último Quadratura do Círculo. Alguém estava a criticar o seguidismo de Passos Coelho em relação à Alemanha e António Lobo Xavier atalhou, defendendo-o: "Mas então as alianças não são para se fazer com os fortes?" Santa ingenuidade! Como diz um conhecido provérbio da minha terra, conciso e mal escrito: "uuuu bdc UUUU!" Tradução: "Os pequenino bedece os grande". As alianças desequilibradas tramam sempre os de baixo. 
«DN» de 30 Dez 12

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Na versão que eu conhecia, em vez de "UUUU" era "OOOO".

A "fase" ler-se-ia, então:
«Os pequenos 'bedecem ós grandes»

30 de dezembro de 2012 às 10:49  

Enviar um comentário

<< Home