20.12.12

A velha volta a borrar a pintura

Por Ferreira Fernandes
DONA CECILIA, a velhinha espanhola que pintou com erro e carinho a cara de Cristo - foi um dos acasos do ano, lembram-se? -, tinha ficado combalida. Na altura, rimo-nos com a pintura borrada do Cristo e enternecemo-nos com o pasmo estampado da velha. 
Como ontem noticiou o jornal ABC, ela passou-se para o mundo faz-de-conta. Uma agência de publicidade madrilena contratou-a como diretora de arte. Truque para fazer um vídeo em que uns espertalhões pagam a uma ingénua famosa para que eles lhe suguem parte da fama. No vídeo, Dona Cecilia faz como se estivesse mesmo a dar conselhos, a senhora de 85 anos que pincela a vida com modorra... 
Precisasse eu de publicidade e não recorria a esta agência. Não por ela ser desonesta, quando eu precisar de publicidade espero que seja mesmo um desonesto a ocupar-se do assunto (a publicidade vive da mentira de nos convencer que nos convence). Eu não os queria porque são burros e não perceberam nada. A Dona Cecilia foi um êxito mundial de marketing porque nos convencemos de que houve ali o dedo da Agência de Publicidade o Destino. A mesma que, um dia (quem dera!), pega em nós e faz, se não um génio, pelo menos um famoso. Se eu fizesse um vídeo de publicidade com Dona Cecilia (para a sugar, evidentemente), havia de a pôr com ar tresloucado de Van Gogh, sem uma orelha e de pinceladas furiosas. Dela queremos a esperança dos comuns: quando é que as câmaras também vêm ter connosco? 
«DN» de 20 Dez 12

Etiquetas: ,