20.11.12

Numa das muitas notícias que por aí se lêem acerca de assaltos a caixas ATM, houve uma que me chamou a atenção: as autoridades apanharam um grupo de gatunos que tinha, em seu poder, milhares de notas "tintadas" e, portanto, inutilizadas. A explicação para esse facto era, afinal, muito simples: tratava-se de um gangue estrangeiro, acabadinho de chegar e que não sabia português - pelo menos o essencial para ler as etiquetas como a que aqui se vê.
Há, para isso, duas soluções: ou realizar cursos rápidos de língua portuguesa aos candidatos a tais actividades, ou substituir estes avisos por outros, multilingues.

2 Comments:

Blogger R. da Cunha said...

Mas também há, suponho, salteadores nacionais. Não terão concluído a antiga 3.ª classe (3.º ano do 1.ºciclo, diz-se agora). Será?

20 de novembro de 2012 às 19:43  
Blogger José Batista said...

Ora, ora, claro que podem ser gatunos nacionais. E porventura até diplomados superiormente: ao domingo, por equivalência, ou outras variantes.
Curiosamente, nem a dona Merkel nem a troika nem o fmi propõem nada para esses tipos: umas condecorações, uns lugares nas instâncias internacionais, enfim, algo conforme com as suas altas competências e qualificações.
Viva os doitores todos. É de justiça que lhes elevem o "rating".
Ah pois.

20 de novembro de 2012 às 21:29  

Enviar um comentário

<< Home