22.10.12

Obama entre a maldição e o bruxo

Por Ferreira Fernandes
EM 2008, na véspera das eleições americanas, escrevi uns números cabalísticos de que prometi revelar o significado no dia seguinte. Fi-lo, confirmando que o blogue Five Thirty Eight, de que eu passara a ser leitor assíduo na minha viagem americana, acertara nos resultados. O autor do blogue era o matemático Nate Silver, de 30 anos, que se notabilizara a fazer estatísticas para o campeonato de basebol. Para as eleições fizera um blogue a que, amante de números, chamou Five Thirty Eight, porque 538 são os membros do Colégio Eleitoral que decidem o Presidente americano. 
Nate Silver escreve agora no New York Times, numa coluna "de cálculos políticos", e é, por estes dias, a única boa notícia para o campo de Obama. Segundo Silver, depois de escalpelizar todos os cenários possíveis, o atual Presidente tem 67,9 por cento de hipóteses (dados da edição de ontem) de continuar na Casa Branca. O que aparentemente contraria as sondagens que, lidas uma a uma, mostram uma tendência firme de subida de Mitt Romney. No Ohio, um estado dançarino que parecia desta vez inclinado para Obama, a separação já é de um por cento, e a Pensilvânia, que era dada definitivamente democrata, passou a estar tremida. 
Então? Terá a América o mesmo destino que fez cair todos os governos europeus (com a crise vota-se sempre no "outro") ou o mago das estatísticas tem razão? 
Maldição ou bruxo - estranho dilema num assunto de números. 
«DN» de 22 Out 12

Etiquetas: ,