23.10.12

Marcelo e o vídeo para alemão ver

Por Ferreira Fernandes
NO DOMINGO, na TVI, Marcelo disse que queria fazer um vídeo para explicar Portugal aos alemães. Da última vez que vi Marcelo a explicar alguma coisa em vídeo era sobre o aborto e ele (Marcelo, não o aborto) tinha a voz parecida com a do Ricardo Araújo Pereira. Se querem que seja sincero, acho melhor não. Marcelo em vídeo é demasiado imaginativo, contraditório e brilhante para explicar alguma coisa a um povo quadrado. Já estou a vê-lo, mãos esvoaçantes ao sabor dos argumentos (quando os alemães gostam mais de mão hirta): "A austeridade é má para os portugueses? É! Mas eles não a merecem? Merecem! Uma coisa é austeridade nos portugueses... Outra coisa é auuuuutoridade dos alemães..." 
E assim por diante. Receio que os alemães, vendo um reputado professor universitário tão espalhafatoso, decretem: estes tipos não podem ser levados a sério. E nos apertem ainda mais a tarraxa. 
Os alemães adoram passar multas a povos com professores que saiam da norma. Um vídeo bom para eles tinha de ter um professor de voz arrastada e de conclusões inexoráveis: é assim e aguentem. Olhem, o Vítor Gaspar explicava-nos bem aos alemães. Os alemães têm aquilo, a "Schadenfreude", um motor de alma (é, eles não têm estados de alma) que os faz ter alegria com o mal dos outros. 
De um vídeo com Vítor Gaspar eles gostavam, riam muito e erguiam a caneca, limpavam a espuma com as costas da mão e mandavam-nos trabalhar. 
«DN» de 23 Out 12

Etiquetas: ,