30.10.12

Justos e Pecadores

Por Joaquim Letria
HÁ POUCO mais duma semana, seis cientistas e um representante do Governo foram condenados a 6 anos de cadeia por terem tentado tranquilizar as populações de L’Aquila, pedindo-lhes que não entrassem em pânico por causa duma onda de sismos que se fez sentir naquela região de Itália em 2009. Mas pouco depois, a 6 de Abril desse mesmo ano, um terramoto destruiria ali povoações e mataria um total de 309 pessoas.
Aqueles que aprovaram edifícios que não foram construídos pelas regras anti-sísmicas obrigatórias,  não foram sequer julgados. Mas meia dúzia de cientistas que participaram numa reunião com o representante do Governo e concordaram em dizer que uma série de sismos não antecedem, necessariamente, um terramoto sempre imprevisível, foram achados culpados e condenados a prisão efectiva.
Os geólogos foram ingénuos ao darem o seu nome e a estarem presentes num evento mediático organizado  para tranquilizar a população assustada. Principalmente, ao nem terem sequer controlado os termos do comunicado final que agora os inculpou.
Não comento a incongruência da sentença, cujo acórdão desconheço. O mal vai ser, de futuro, os cientistas recusarem-se a dar opiniões sobre fenómenos que não podem prevenir. O bom é que, daqui em diante, os cientistas  se mostrem mais independentes do poder político, qualquer que este seja. 

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger José Batista said...

Totalmente de acordo.
Aqueles cientistas foram imprudentes. Sobretudo por aparecerem ao lado de representantes de governos salafrários.

Porém, uma tal sentença tem algo de inacreditável.

Aplicada fosse a justiça a determinadas acções, mais do que às "previsões", de certos governantes...

30 de outubro de 2012 às 21:12  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Reposta de JL:

Muito grato pelas suas amáveis palavras.Fico contente por concordar comigo e devolvo-lhe a concordância quanto à sua justa observação.

Melhores Cumprimentos,
Joaquim Letria

1 de novembro de 2012 às 11:58  

Enviar um comentário

<< Home