24.7.12

Tão estranho e demasiado perto

Por Ferreira Fernandes
ESQUEÇA o noticiário, são pormenores que só atrapalham. O essencial sobre o que se passa na Síria: há os sunitas da Arábia e há os xiitas do Irão. Bachar al-Assad, o ainda líder sírio, tem pouco a ver com o ayatollah Khameini, líder do Irão, basta ver as mulheres de ambos. A primeira com cara destapada e os cabelos soltos; a segunda, que nunca foi vista, sem uma só foto, nem se lhe conhecendo o nome. Mas hoje eles estão juntos: são xiitas. 
Já ao Rei Abdallah pouco lhe interessa que Khameini lhe seja próximo, tão socialmente conservador e tão crente: para o saudita, hoje o iraniano é tão inimigo quanto o sírio, porque ambos são xiitas e ele é sunita. 
Dois lados, como num Benfica-Sporting. Arábia Saudita, Qatar, Emiratos, de um lado - sunitas. Irão, do outro. A minoria síria, à qual Al-Assad pertence, xiita, tem apoio do Irão. A maioria síria, sunita, tem apoio da Arábia e vai ter o poder, em breve. Resultado deste desafio: perdem os xiitas. 
Há um desastre humanitário que todos os dias nos é relatado pelos jornais e há também uma mudança histórica naquele tabuleiro - não podemos fazer nada com um nem com outra. Mas, ao menos, que não nos escapem as regras do jogo (sunitas contra xiitas e vice-versa), porque o campeonato é para durar. 
Eu ia dizer que parecemos amadores com telescópio a ver choque de estrelas, não fosse a forte probabilidade de restos das explosões virem ter connosco. 
«DN» de 24 Jul 12

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Além da divisão sunitas/xiitas ainda há a dos xiitas árabes e xiitas persas.
Há pessoas a quem faz muita confusão como é que pode haver esses ódios mortais. No fim de contas, o profeta, o Deus e o Livro Sagrado são os mesmos...
Pois bem. "Nós" também temos algo parecido:
Católicos e protestantes estão nas mesmas condições, e em pleno século XXI ainda se matam uns aos outros (na Irlanda, p. ex., país da U.E.)...

24 de julho de 2012 às 13:28  
Blogger R. da Cunha said...

E, ao que creio, os auluítas sírios, são um ramo minoritário dos xiitas.

24 de julho de 2012 às 19:02  

Enviar um comentário

<< Home