24.7.12

Educação e Desenvolvimento Económico

Por Maria Filomena Mónica
TODOS os dias surgem notícias de que há licenciados escondendo as suas habilitações a fim de arranjar trabalho. Não me venham dizer que não preveni os meus compatriotas: fi-lo, não uma, nem duas, mas uma centena de vezes. De quê, perguntar-me-ão? Dos perigos de se imaginar que mais escolaridade significava automaticamente mais desenvolvimento. Acredito que o engº Sócrates e o Doutor Cavaco Silva – à sua maneira, ambos analfabetos – não me tenham lido, mas lamento que a elite intelectual não dedicasse algum do seu precioso tempo a reflectir sobre a relação entre escola e crescimento. Só a Historia é capaz de explicar os motivos por que um país se desenvolve e por que outro estagna, mas em vez de assim terem analisado a questão, os políticos preferiram olhar devotamente as correlações que um punhado de economistas lhes pôs diante do nariz. O resultado está à vista: os adolescentes estão desesperados, os seus pais melancólicos e Portugal inteiro atónito.
Quem imaginou que o desenvolvimento económico se obtém apenas aumentando a escolaridade – a proverbial tese da esquerda – estava enganado. Em 1909, Léon Poinsard, um pioneiro da Sociologia, veio a Portugal. A conclusão a que chegou foi a seguinte: «A nação portuguesa é pequena e, além disso, pobre». Em grande medida, o diagnóstico mantem-se. Com raras e nem sempre honrosas excepções, a atitude oficial foi a de que o atraso nacional derivaria da existência de uma mentalidade retrógrada, susceptível de ser tratada a doses crescentes de instrução. A ser isso verdade, o recente investimento público no campo da educação deveria ter dado frutos. De facto, nos quarenta anos, entre 1970 a 2010, a percentagem do PIB conferida ao sector passou de 1,5% para 5%, um aumento significativo. E que vemos? Uma crise sem precedentes.
Num livro intitulado «Does Education Matter?», Alison Wolf critica os mitos relacionados com a educação, comparando dois países - o Egipto e a Coreia do Sul – que haviam investido somas avultadas neste sector. No final, verificou que tinham obtido taxas de crescimento bastante diferentes: entre 1960 e 2000, o primeiro apenas crescera 2% ao ano, enquanto, no segundo, a taxa ascendia a 7%.
Deus, ou alguém por Ele, dotou-nos de um solo infértil, de rios pouco navegáveis e de um mercado nacional desprezível. Isto para não falar da classe dirigente. Basta recordar D. Afonso Henriques, um jovem, como hoje se diria, problemático, para se notar quão antigo é o problema. Passada a febre do oiro, do incenso e da mirra, logo o dinheiro começou a rarear. Em 1974, o país estava, como de costume, na chamada cauda da Europa.
A terminar, peço que não me venham maçar com a acusação de que defendo o analfabetismo. O que digo, o que sempre disse, foi que a escola pode, e deve, oferecer muitas coisas, mas que, por si só, não conduz à riqueza das nações. Quem tal apregoou devia ser investigado pela DECO. 
«Expresso» de 21 Jul 12
 

Etiquetas:

11 Comments:

Blogger R. da Cunha said...

Um ponto de vista de que não comungo.

24 de julho de 2012 às 19:06  
Blogger José Batista said...

Eu gostava de ser capaz de rechaçar este ponto de vista. Mas não, não sou capaz.
Humildemente, já dei comigo a pensar mais do que uma vez:
É preferencialmente a educação que conduz ao desenvolvimento económico ou é o desenvolvimento económico que normalmente proporciona mais educação?
Também admito que esta maneira de questionar esteja errada. Mas já não tenho idade nem paciência para me inibir de a expor.
Apesar de ser professor (do ensino secundário) = Blasfémia!

24 de julho de 2012 às 19:58  
Blogger Cesar Galocha said...

Este comentário foi removido pelo autor.

25 de julho de 2012 às 10:51  
Blogger Cesar Galocha said...

Sem me querer desviar do assunto nuclear da sua reflexão, acrescento que mais escolaridade tem matado a criatividade e o empreendedorismo... o mais formal e burocrático inundou as escolas impedindo que se fomentassem, em tempo útil, a autonomia individual dos alunos, o espírito de iniciativa, o gosto pelas dimensões não formais da escola que outrora preenchiam os tempos escolares e que hoje já não existem (formatam-se os jovens pela TV?! Talvez!). E não existem porque também os docentes deixaram de os promover e acompanhar (Clubes de jornalismo, do ambiente, da alimentação, os saraus culturais, a banda da escola, associações de estudantes activas, as hortas da escola, os canteiros das especiarias, etc... Tudo isto morreu!)
Já agora aproveito para esclarecer o Dr. António Barreto, colaborador deste blogue (ouvi-o no Contra Corrente de ontem, na Sic Notícias) que não tem razão quando diz que não se podem diminuir as horas dos professores para dar emprego a uns tantos... A sua distracção não o informou de que o ME(C) tem sucessivamente dado mais horas aos professores e de forma abusiva para criar o flagelo do desemprego? Ao fim de trinta anos de serviço, no meu caso pessoal, passei de 18 horas lectivas e com oportunidades de formação contínua e formação complementar universitária, para 27 efectivas de horário, mas que já corresponderam a mais de 40 horas na escola por força de uma mancha horária distribuída pela manhã, tarde e noite e a formação contínua comecei a fazê-la na cama e a correr ou a ouvir disparates dos pares em Centros de Formação de Professores que se tornaram os antros da cunha e do compadrio!
E já agora esclareço Manuela Ferreira Leite que, no mesmo programa, dizia não ter havido inconvenientes, na sua época, com turmas de 30 e tal alunos... eu relembro!... Não pode esquecer que eram todos admoestados por um regime ditatorial que fugiu da família e da escola... Ela que se proponha a dar aulas a 20 alunos oriundos de famílias desestruturadas por dificuldades económicas e revoltados com o poder que fala, fala, mas não sabe do que fala...

25 de julho de 2012 às 11:42  
Blogger O Farsola de Massamá said...

Certamente que esta tese, tão bem defendida pela Mónica, não se aplica aos doutoramentos em Inglaterra.
Tivéssemos nós mais uns milhares de doutorados por Oxford ou Cambridge,e a debitarem falácias destas e a situação do país seria outra.

25 de julho de 2012 às 11:51  
Blogger O Farsola de Massamá said...

O problema posto pela Exmª Professora Doutora Maria Filomena Mónica (PHD, Cambridge ou Oxford)) está em vias de ter uma engenhosa solução e logo dada pelo ministro mais "doer" de todos os tempos, Miguel Relvas.
Trata-se da instrução sem os inconvenientes apontados pela Mónica.
Fingimos que fazemos duas ou três cadeiras, licenciamo-nos, contribuímos para a geração mais bem preparada de sempre* e evitamos o pernicioso conhecimento, que é o verdadeiro entrave ao crescimento do PIB

*Quando ouço isto rebolo-me a rir
Lembro-me das gerações de professores formados pelas passagens administrativas e dos alunos que "ensinaram"

25 de julho de 2012 às 12:13  
Blogger Anónimo said...

Isto só pode ter sido escrito por uma imbecil analfabeta que lê umas coisas e depois faz "doer" para ganhar uns cobres para os alfinetes.

25 de julho de 2012 às 15:52  
Blogger Anónimo said...

Dótora, leia mais isto

http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=55339

Boas leituras
Francisco C.

26 de julho de 2012 às 16:50  
Blogger ali khan said...

eu sou muito bom ver o seu blog e acho que é muito útil e muito informativo, eu estou indo para compartilhar isso no meu fb com meus amigos, hopw que você vai mantê-lo
http://www.webdevelopmentseo.com/

16 de janeiro de 2013 às 06:16  
Blogger Esha Princess said...

nice one data entry

21 de setembro de 2021 às 07:54  
Blogger zee said...

Pouvez-vous vous présenter ? Quel est votre nom, comment s’intitule votre chaîne ? D'où venez-vous, qui sont vos fans
admission

29 de janeiro de 2022 às 10:18  

Enviar um comentário

<< Home