27.7.12

Atleta americano falha apuramento

Por Ferreira Fernandes
MITT ROMNEY, o candidato republicano às presidenciais americanas, está em Londres, e mais valia que não tivesse ido. Não que a gafe que cometeu ontem vá prejudicá-lo nas eleições de novembro, desvarios internacionais de candidatos americanos são pecadilho menor para os seus eleitores. Escusava era de nos assustar, ao resto do mundo, antes de se confirmar que um inepto diplomata vai estar à cabeça do mais poderoso dos países. E não, o problema não foi ter-se esquecido do nome de Ed Miliband, líder da oposição, nem ter tomado a iniciativa de dizer, o que nunca se faz, que reuniu com o chefe dos serviços secretos britânicos - trocar nomes estrangeiros e desconhecer protocolos é desculpável em recém-chegados à diplomacia internacional. 
O problema é que disse o que só um carroceiro diz quando está de visita a casa alheia - ainda por cima em dias de festa lá em casa. Sobre a organização dos Jogos Olímpicos de Londres, além de criticar a segurança e as greve de funcionários de imigração, pôs em dúvida o entusiasmo dos britânicos pelos Jogos: "Isso só saberemos uma vez que eles comecem." 
Num seminário nas suas empresas, o empresário de sucesso que ele é faria bem em expor, por sistema, todas as dúvidas. Mas tendo escolhido ser presidente, deveria saber que mentir pelo seu país é uma obrigação. Olha, poderia ter aprendido mais quando foi missionário mórmon. Os que me bateram à porta foram sempre de uma gentileza inexcedível. 
«DN» de 27 Jul 12

Etiquetas: ,