23.7.12

A equivalência da vida real

Por Ferreira Fernandes
ESTAVA o País divertido com o escândalo de uma licenciatura, quando surgiu a notícia de que os soldadores ganham mais do que os engenheiros. Nada que Woody Allen não tivesse já dito: "Não só não acredito em Deus como não consigo encontrar um canalizador ao fim de semana." 
Voltando à notícia: há anúncios a oferecer 834 euros/mês a um tratorista agrícola, em Viana do Castelo, e 485 a um engenheiro agrónomo, em Trancoso; 
800 para um montador de tubagens, em Valença, e 600 para um engenheiro mecânico, em Lousada... 
E assim por diante, sempre com a mesma relação, quanto mais canudos menos equivalências no ordenado. 
Nada como a vida para inventar ironias: no momento em que as licenciaturas atingem o pico da fama, tiram-se-lhes créditos na folha salarial... A notícia, que no fundo é uma comparação entre licenciados e profissionais qualificados, dá boas lições, a uns e a outros, apesar das ofertas baixas de salários. 
Os com canudo deverão ver no balde de água fria dos 500 euros uma pós-graduação: ficam a saber (na pele, que às vezes permite o mais profundo dos saberes) que licenciado não é, ainda, ser um profissional qualificado (quem vier a sê-lo, tirará o melhor partido dos anos de estudo). Por seu lado, os não licenciados, com esta histórica inversão salarial, talvez venham a ser mais respeitados. No dia em que ouvirmos no restaurante "ó Firmino, arranja uma boa mesa aqui para o sr. serralheiro", Portugal chegou lá.
«DN» de 23 Jul 12

Etiquetas: ,

3 Comments:

Blogger Sónia Martins said...

Fico tão contente quando leio uma opinião sensata... um dia dizia-me uma colega engenheira (e que ganha bem acima destes ordenados)... "Estas pessoas que pintam casas e fazem obras ganham tanto dinheiro, andámos a estudar para nada".

O meu pai era torneiro mecânico e ganha de reforma bem mais que eu licenciada... Eu não andei a estudar para ganhar mais que ele, andei a estudar para ter mais conhecimento científico e não sujar as mãos e partir o corpo dia após dia... e para ter conhecimento suficiente para respeitar o trabalho dos outros e para perceber a lei da procura e da oferta, eu que até nem sou a favor de economias de mercado...

Custa-me muito aqueles meus amigos de direita, todos neo-liberais e que depois não compreende o motivo dos licenciados ganharem uma miséria...

23 de julho de 2012 às 15:10  
Blogger SLGS said...

.Xoru:
Os licenciados actuais ganham uma miséria por várias razões, a saber:
1ª- a grande maioria deles são mal licenciados, parcos conhecimentos e outros (tipo Sócrates e Relvas) se não enveredarem pela política, não se safam;

2ª-licenciados destes são demais para o país. Portugal necessita é de técnicos qualificados em diversas áreas, oriundos de um ensino profissional bem organizado e competente, pagos condignamente e sem pretensões de Dr.ou Eng.

3ª-a nossa economia e consequentemente o nosso tecido empresarial, pela sua dimensão, não tem capacidade para absorver e pagar em conformidade a licenciados, tantos quantos se produzem e muito menos deste calibre.
4ª-face ao que se deixou dito, impera a lei da oferta e da procura, dentro da nossa dimensão económica. Assim, quem tem competências, independente de Dr's, vence melhorzinho (não digo bem) os Dr's e Eng's incompetentes, inflacionados, não reconhecidos profissionalmente, têm que se sujeitar ao que sobra.

No mesmo sentido vai agora a inflação de Mestres e Doutores a quem ninguém dá crédito, tal a profusão com que se formam e a qualidade dessa formação. Fazem-se Mestres que nunca foram aprendizes e destes Doutores que, só podem ser, da "mula russa". Ouvir, como eu ouvi, um Doutor em História dizer que o esterno é um osso da perna, revela tudo. Mais palavras para quê???

Resumindo tudo isto, o que se pretende dizer é que o nosso ensino está muito mal e desacreditado (são sintomáticos os escândalos que amiúde surgem) e permite a criação, sem qualquer controlo, de cursos de tudo e para tudo, sem saídas profissionais no nosso mercado de trabalho, para além de não se preocupar minimamente com a qualidade do ensino.

Muito mais há a dizer, mas ficamos por aqui. Espero que agora se compreenda por que os licenciados modernos ganham uma miséria.

Um velho, não licenciado

24 de julho de 2012 às 16:04  
Blogger ali khan said...

eu sou muito bom ver o seu blog e acho que é muito útil e muito informativo, eu estou indo para compartilhar isso no meu fb com meus amigos, esperança que você vai mantê-lo, tudo sobre o estudo e os alunos http://study.result.pk/test-preparation/sat-test/

16 de janeiro de 2013 às 06:49  

Enviar um comentário

<< Home