30.6.12

O nascer de uma Alegria do Povo

Por Ferreira Fernandes
DE TODOS os cognomes de futebolistas, o melhor foi dado a um doido maravilhoso: "Alegria do Povo". Do brasileiro Garrincha, o poeta Carlos Drummond de Andrade dizia que estava incumbido por um Deus irónico e farsante para "zombar de tudo e de todos". Adversários e companheiros, vulgarizados pelo individualismo do génio, talvez não lhe perdoassem, mas o povo ficava-lhe grato pelo júbilo e exaltação. 
Há mais de meio século, os entendidos escolhem o Bola de Ouro, "o melhor futebolista mundial" - e todos os anos houve um. Mas provavelmente "Alegria do Povo" só terá havido três, Garrincha, o irlandês George Best e o argentino Maradona. Por vezes as suas equipas ganhavam com a exibição do jogador, mas o que era certo é que ganhava o povo, que mais não fosse, pela expectativa. Não sem razão, Garrincha, Best e Maradona tinham vícios públicos que mais douravam a aura que os crentes lhes emprestavam - ser angélico nunca beneficiou os grandes artistas. 
Ou muito me engano ou 2012 marca a descoberta mundial do quarto "Alegria do Povo", Balotelli. Tem doidice para lançar fogo de artifício na casa de banho ou para um colega se ver obrigado a tapar-lhe a boca em pleno campo, tem estilo para celebrar como uma estátua e tem a noção de golo como uma obra de arte - é único. Acresce que tem uma vida para ser contada num beijo trágico à mãe. Amanhã não sei se vou ver a final, mas para o Balotelli estou lá batido.
«DN» de 30 Jun 12

1 Comments:

Blogger O Farsola de Massamá said...

A porta de entrada no teu prédio?
Já convocaste uma assembleia geral para a substituição?
És mais PCP que PPC.

30 de junho de 2012 às 11:15  

Enviar um comentário

<< Home