19.5.12

Até os cenários inventados são maus

Por Ferreira Fernandes
O HUMORISTA Sacha Baron Cohen, que anda agora a fazer de Kadhafi no Festival de Cannes, inventou o personagem Borat, que deu cabo do pouco prestígio do Cazaquistão. Receio que Portugal tenha o mesmo destino quando o recente romance da americana Lionel Shriver The New Republic passar a filme. E vai sê-lo certamente: Temos de Falar sobre Kevin, também inspirado num livro dela, é um sucesso. 
Na década de 90, Lionel Shriver foi jornalista na Irlanda do Norte, onde se fartou de bombistas. Escreveu, então, um livro satírico sobre jornalistas e terroristas e não o publicou porque os americanos achavam o terrorismo assunto longínquo. Depois do 11 de Setembro continuou a não publicá-lo porque os americanos achavam o terrorismo demasiado íntimo para ser tratado de forma ligeira. E o livro foi agora publicado porque Shriver se está nas tintas para o que acham os portugueses. 
Portugueses?! Sim, a tal nova república chama-se Barba, uma península do Sul de Portugal com capital em Cinzeiro, um movimento independentista, O Creme de Barbear, e um grupo terrorista, Soldados Ousados de Barba... E assim temos o país de brandos costumes e o mais unido da Europa com bombas e separatismos. 
No romance tudo é inventado por um jornalista-vedeta, mas o cenário descreve toda a fealdade de Barba e Cinzeiro e até a comida é intragável. 
Depois das agências de rating, escritoras catastrofistas! Temos de ir à bruxa. 
«DN» de 19 Mai 12

Etiquetas: ,