22.5.12

'Assim se vê a força do ex-BCP!'

Por Ferreira Fernandes
JARDIM Gonçalves deu ontem uma boa entrevista ao jornal i. Claro que ele quer reabilitar-se - está inibido de ser banqueiro e correm processos sobre a sua gestão do BCP -, mas já vi gente que deu entrevistas para instrumentalizar (não são para isso quase todas?) e acabou espalhado. Nesta de Jardim Gonçalves não foi o caso. Houve até uma daquelas frases que saltam, porque ditas por quem não se espera, diretamente para as aberturas dos telejornais: "Não foi para isto que aconteceu o 25 de Abril", queixou-se. 
Podia ser o título de um capítulo do programa de candidatura do sindicalista Carvalho da Silva a Presidente, mas não, é um grito de alma de um banqueiro (ou ex, mas Jardim Gonçalves merece que a condição se lhe cole à pele). 
O País, quando chegou a pensar que o 25 de Abril poderia ser um dos feriados civis a cortar, passou uma tangente ao insólito de ver Otelo e o nosso mais famoso membro do Opus Dei do mesmo lado da barricada. Essa, uma interpretação radical da extraordinária frase: a Europa está a esquerdizar-se e a possibilidade de o Bloco de Esquerda grego ir para o Poder está a apressar um "aggiornamento" até dos banqueiros. 
Outra interpretação, em sentido contrário, é de um complô de capitalistas: depois de Alexandre Soares dos Santos ter feito do 1.º de Maio a festa dos consumistas, Jardim Gonçalves apropria-se do 25 de Abril. Banalizar os ícones do adversário é uma arma feroz. 
«DN» de 22 Mai 12

Etiquetas: ,