27.4.12

Os que nos representam

Por Manuel António Pina
A TVI24 teve a perplexa ideia de, na cerimónia da AR comemorativa do 25 de Abril, se pôr fazer perguntas sobre a democracia portuguesa a deputados das diferentes bancadas.
Uma despachada deputada do PSD, perguntada sobre quem foi o primeiro primeiro-ministro pós-Revolução, o mais que conseguiu dizer, no meio de muitos risinhos, foi qualquer coisa como: "Oh, valha-me Deus... Não me faça essa pergunta que estou muito enervada hoje de manhã, acabei de tentar descobrir onde arranjava um cravo...". Outro optou por mudar de assunto (pela pesporrente amostra, não tardará a chegar a secretário de Estado de qualquer coisa): "Eu... acho que o mais importante é... é garantir que estamos a comemorar o Dia da Liberdade".
À esquerda, igual panorama. Uma deputada do PCP, convicta: "Vasco Gonçalves!". E outro, do BE (?): "Está-me a apanhar desprevenido, mas... hum... aquele que mais me marcou foi... Vasco Lourenço".
Entre os entrevistados, apenas Michael Seufert, do CDS, conhecia, honra lhe seja feita, tanto o nome do último presidente do Conselho do regime deposto como o primeiro primeiro-ministro da era democrática.
Já vi escrito, com razão, que idêntico inquérito na maioria das redacções de jornais e TVs não daria resultados diferentes. Só que os jornalistas só se representam a si mesmos (ou nem isso...) e esta gente senta-se num órgão de soberania da democracia representativa. Quem representará é que não se sabe.
«JN» de 27 Abr 12

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Bmonteiro said...

Assim se vê, a força do PC, digo, Regime.
O fruto das Universidades do regime.
A diferença, entre os filhos de Salazar (Eanes, Soares, Balsemão) e os netos (Durão, Sócrates, Passos).
Disse.

27 de abril de 2012 às 18:39  
Blogger CM said...

Assim a gente percebe como o “acordo ortográfico” pôde ser aprovado. São as m
arcas do subdesenvolvimento.

27 de abril de 2012 às 19:22  
Blogger R. da Cunha said...

Hoje ainda se ensina História de Portugal ( mas não só) nas Escolas?

27 de abril de 2012 às 19:40  

Enviar um comentário

<< Home