28.4.12

A Europa acaba na próxima terça

Por Ferreira Fernandes
LEMBRAM-SE da Europa? A da livre circulação, que começou por ser do carvão e do aço, só para seis, e agora é para tudo e para 27? A dos 500 milhões de europeus que podem passear-se sem fronteiras? Vai acabar no próximo dia 1 de maio. 
Há pequeninas coisas estruturais que, mudando, fazem o edifício cair. Suponham que um lisboeta, em Huelva, pede uma dose de presunto de pata negra. "Usted es português, verdad?", e depois da confirmação, leva com a nega: "El jamón es para españoles!" Não pode ser? Pois é o quer vai suceder, mudando o que há para mudar, na Holanda, no fatídico dia 1. Quem entre num coffee shop holandês e peça a especialidade da casa, começa por ter de se identificar: cidadão nacional? Se for estrangeiro não tem direito a ser servido. É verdade que as coffee shops de Amesterdão, ao contrário do que o nome sugere, não vendem bicas. Lá, o aroma é mais de erva, charros, haxixe. Até agora, casas de porta aberta (há mesmo uma cadeia de lojas, a Kandinsky), onde qualquer cliente, logo que maior, tem direito aos seus cinco gramas. Mas os tribunais decidiram: a partir do 1.º de maio, o cliente tem de ser holandês. 
A questão é: a Europa vai engolir esta medida ou só inalar? Não está em causa o haxixe, mas o princípio. Se os holandeses podem guardar só para si o melhor que têm, por que razão não ficamos com a exclusividade da sericaia? E, por maioria de razão, os croatas não proíbem as croatas de se casar com outros europeus? 
«D» de 28 Abr 12

Etiquetas: ,