20.3.12

Pistas para ler discursos

Por Ferreira Fernandes

ONTEM, Vítor Gaspar disse em Nova Iorque que Portugal volta aos mercados em 23 de setembro de 2013. Do que fala o ministro quando fala de data tão exata e daqui a tanto tempo?
Na semana anterior, a culta revista The New Yorker, no blogue assinado por Amy Davidson, tinha um artigo intitulado "De que falam os Presidentes quando falam de cães". O texto de Davidson dava destaque a Franklin D. Roosevelt e ao seu Fala, um terrier escocês que durante a II Guerra Mundial foi o terceiro personagem mais importante na Casa Branca, depois do Presidente e de Eleanora Roosevelt.
Numa noite de 1944, o democrata Roosevelt proferiu um discurso - que ficaria para a História como o "Discurso de Fala" - contra boatos lançados pelos republicanos. Estes diziam que o Presidente, numa visita aos soldados nas ilhas Aleutas, tinha deixado para trás o cão e mandara um destroyer buscá-lo. Discursou Roosevelt: "Eu e a minha mulher não ligamos a boatos, mas o Fala, sim, liga. A sua alma escocesa não aguentaria que se desperdiçasse assim o dinheiro dos contribuintes..." Roosevelt estava em campanha eleitoral e as gargalhadas que se seguiram mostraram que a mensagem, usando o cão, foi bem recebida.
Ontem, Gaspar, em Nova Iorque, disse que Portugal vai voltar aos mercados a 23 de setembro do ano que vem. Pode parecer alambicada, mas é uma mensagem de otimismo. E é também uma homenagem ao "Discurso de Fala", que foi proferido a 23 de setembro de 1944.
«DN» de 20 Mar 12

Etiquetas: ,