22.1.12

Figura mitológica contra Obama

Por Ferreira Fernandes

OS CANDIDATOS a adversário de Obama têm sido multidão. Destaca-se um, para logo ser decapitado.
Já tivemos como futuro candidato republicano a célebre Sarah Palin, a patroa do Tea Party Michele Bachmann, o ricaço negro Herman Cain, o governador do Texas Rick Perry, o religioso bem batizado Rick Santorum... Tantos que passaram rapidamente a ex-futuros.
Por estes dias, as primárias da Carolina do Sul, onde quem ganha tem quase certa a nomeação pelo partido, vão provavelmente decapitar mais uma promessa, Mitt Romney, o mórmon (não têm faltado originais na corrida interna republicana).
Agora, as sondagens anunciam uma forte vitória de Newt Gingrich, que já conhecemos há um quarto de século. Ele dirigiu a oposição nos mandatos de Clinton, na décadas de 90, num tom que ele explicou aos seus colegas republicanos ser "o falar à Newt", a forma certa de atacar os democratas: chamar-lhes "corruptos", "doentes", "traidores"...
Newton Gingrich preferiu ser Newt na política, palavra que em português se traduz por tritão, a figura mitológica que gosta de sereias (e Gingrich vai em três casamentos e vários escândalos sexuais), mas que também denomina uma salamandra capaz de regenerar vários dos seus órgãos (e Gingrich é um caso raro de político americano que passou de batista a católico).
Caso seja ele o candidato, as eleições americanas vão ser violentas (a tal salamandra também segrega uma toxina que é mortal para os adversários).
«DN» de 22 Jan 12

Etiquetas: ,