26.12.11

Método

Por Joaquim Letria

A MELHOR
aluna do nosso ensino secundário teve média de 20, não trabalhou nunca com computadores nem máquinas de calcular, decorou a tabuada e poemas da língua portuguesa e diz que a sua rotina era estudar a tempo inteiro. "Entreguei-me aos livros de corpo e alma e tive de abdicar de algumas coisas, mas não estou arrependida”, diz ela.
Suzete Marli da Cruz tem hoje 18 anos e viveu em Lamego, onde frequentou o Colégio da Imaculada Conceição, até ao 9.º ano, e o Colégio de Lamego até ao 12.º (...)

Texto integral
[aqui]

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger José Batista said...

Caro Joaquim Letria,

Não ponho em causa o mérito de Marli, nem a integridade do seu pensamento e da sua pessoa.

Mas, para além do que refere, relativamente à necessidade de ensinar alunos e professores (espero que só alguns, e nem sequer a maioria, porque, desse modo, mais valia que não fossem professores, nem mesmo com o "nobre" objectivo de se "desenrascarem"), não lhe faz espécie que, para além dessa aluna, tenha havido mais quatro, em dez, com média de vinte? Sendo certo que haverá outros alunos com média de vinte que não se deram ao trabalho ou nem sequer souberam do concurso?
Dito de outro modo: ter uma média de vinte, repito vinte, ao fim de três anos de ensino, repito três anos, não é coisa de génios?
E génios, será que temos tantos por aí?
Não haverá, sobre esta matéria, algo mais a merecer análise?
Digo eu...

26 de dezembro de 2011 às 13:36  

Enviar um comentário

<< Home