17.12.11

A guerra das três letrinhas apenas

Por Ferreira Fernandes

SE HÁ LETRA com os pés bem assentes é o A, construído como os antigos e sólidos edifícios, estreitando de baixo para cima. Daí a guerra "o meu triplo A é melhor que o teu" que ontem explodiu entre a França e a Inglaterra.
À beira de perder o seu AAA, a França atacou, como convém a quem defende.
Começou com o governador do Banco de França, Christian Noyer, que convidou as agências de rating a baixar a classificação do Reino Unido.
Seguiu-se o ministro da Economia francês: "No plano económico, hoje, mais vale ser francês do que inglês." Comparação confirmando a do primeiro-ministro François Fillon: "Os nossos amigos britânicos estão mais endividados que nós."
Os tablóides londrinos reagiram com a elegância que é de esperar deles: "Monsieur Noyer, você é um imbecil de categoria AAA", titulou o Sun.
Enfim, o vice-primeiro-ministro britânico Nick Clegg, mais europeísta que o seu aliado David Cameron, exigiu explicações a Fillon, que as deu, mas com esquiva política, dizendo que não queria ofender...
França e Inglaterra têm um longo historial de guerras, da Invasão Normanda a Napoleão, passando pela Guerra dos 100 Anos. Mas nos últimos dois séculos têm sido aliados e, ironicamente, este ano os caças britânicos e franceses combateram juntos na Líbia. Como cabos de guerra, Sarkozy e Cameron são aliados, mais pacíficos do que quando são financeiros.
Cherchez a guita (libra ou euro) é um bom método para explicar um conflito.
«DN» de 17 Dez 11

Etiquetas: ,