15.11.11

Farto dos churrascos assaltou porque queria sushi em vez de entremeada

Por Helena Matos

EM PORTUGAL só se pode falar de assaltos se estes forem apresentados como uma consequência da crise (Veja-se por exemplo este título da edição de hoje do PÚBLICO “Crimes violentos alastram pelo país à medida da crise financeira” ).
Esta ideia de que os desempregados e os pobres se tornam em ladrões de caçadeira em punho parece-me profundamente ofensiva para os desempregados e para os pobres pois é não apenas uma ideia preconceituosa mas também falsa. Do que não se pode falar é da influência da legislação e do desfecho de vários julgamentos na proliferação do crime. Contudo não creio que isso tenha sido irrelevante neste e noutros casos:

Julho de 2010: Roubo de 2 milhões em ATM sem castigo.

Novembro de 2011: Absolvido dos ATM assalta à bomba. Mentor do ‘gang do Multibanco’ foi absolvido pela Justiça e voltou ao crime. Foi novamente capturado pela GNR. Carlos Ramos, 27 anos, no momento em que foi preso, sábado, à porta da sua churrasqueira no Pinhal Novo, por operacionais da GNR.

Obs. É certo que o agora detido pode vir a argumentar com sucesso que por causa da crise económica só lhe restava comer churrasco na sua churrascaria e acabou a virar-se para os assaltos porque queria sushi em vez de entremeada.

«Blasfémias.Net»

Etiquetas: ,