14.8.11

Homenagem aos que não saqueiam

Por Ferreira Fernandes

VAI EM FRENTE, grita um videoanúncio dos jeans Levi's, com um rapaz frente a um cordão de polícias. É uma campanha que estava para estrear, mas foi retirada no Reino Unido por não dar jeito depois da semana que passou.
Na semana que passou houve muitas fotos de rapazes com cordões de polícias à frente. O frente-a-frente explicava-se por outras fotos de rapazes, dentro de lojas com montras partidas, a olhar para o tamanho de jeans, medindo, a ver se dava para saquear com proveito e a cair bem. Azar da Levi's escolher este Verão quente londrino para lançar um anúncio em que os rapazes que gostam de jeans defrontam polícias. É como o azar dos cigarros Marlboro por terem escolhido para modelos dois cowboys, David McLean e Wayne McLaren, que morreram de cancro nos pulmões.
Todos temos de aprender que a publicidade é para nos passar a mão pelo pêlo das ilusões, mais nada. Mas admita-se que é uma prova dura para um miúdo de bairro suburbano, bombardeado pela MTV com o bling-bling dos rappers e os jeans Gucci dos futebolistas, ter de permeio só uma montra como impedimento de alcançar essas ilusões. Não estou a dizer que eles podem, e muito menos, devem, partir a montra - eu sou pela ordem. O que eu estou a dizer é que não nos damos suficientemente conta da coragem e do sentido cívico dos miúdos dos bairros pobres, e das suas famílias, que apesar das tentações não cedem.
«DN» de 14 Ago 11

Etiquetas: