17.4.11

O triunfo dos agiotas - Uma história de gangsters

Por Alfredo Barroso

1. «DUAS NAÇÕES». Benjamin Disraeli (1804-1881), aliás Lord Beaconsfield (desde 1876), foi um dos políticos ingleses mais notáveis do século XIX. Conservador e reformador com preocupações sociais, chegou a advogar uma aliança entre a aristocracia e a classe trabalhadora, sugerindo que os aristocratas deviam usar o seu poder para ajudar a proteger os mais pobres. Além de ter sido Primeiro Ministro da Rainha Vitória (e do Império Britânico) durante a década de 1870, foi um escritor popular que expressou em alguns dos seus romances as suas preocupações em relação à pobreza e à injustiça do sistema parlamentar, que ele ajudou a reformar com o apoio do Partido Liberal (já chefiado por William Gladstone, que viria a suceder-lhe como Primeiro Ministro). Num dos seus romances mais conhecidos, Sybil (1844), Disraeli descreve uma Inglaterra dividida em «duas nações», a dos ricos e a dos pobres, entre as quais «não há nem relacionamento nem simpatia». Cenário que se repetiria no século XX, com algumas adaptações, mas a mesma crueldade, durante os Governos de Margaret Thatcher, e que ameaça repetir-se no século XXI com o Governo de David Cameron. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger JARRA said...

O artigo tem um tom geral que me parece bem, mas chega aos dois últimos parágrafos e vem ao de cima o fanatismo partidário do autor, com conclusões que nada têm a ver com a "matéria" exposta!
Então quem governou foi o Sócrates/PS e a culpa é dos outros?
A educação tipo futebolística do povo português é "sistémica"- nunca se perde por se ter jogado mal, a culpa é sempre ou do árbito ou da bola ... ou solteira!

17 de abril de 2011 às 10:56  

Enviar um comentário

<< Home