16.4.11

Nobre futebol

Por Antunes Ferreira

VAI SER uma noite em cheio, a de amanhã. No estádio do Dragão, o Futebol Clube do Porto recebe o Sporting e o jogo começa às 20:15. É transmitido pela Sport TV. A expectativa é grande; os leões, quiçá moribundos, estão no estado em que estão. Os campeões não perdem uma.
Por seu turno, o Dr. Fernando Nobre, presidente da AMI e ex-candidato a Belém, vai ser entrevistado, pelas 21:00, por Fátima Campos Ferreira, na RTP Especial Informação onde o assunto principal é a sua polémica candidatura a Presidente da AR… nas listas do PSD. Parece que nem sequer quer ser deputado.
O médico que se dizia independente e defensor da cidadania pura, donde sem mácula, reiterara, desde as presidenciais, que nunca mais se meteria na política e obviamente em qualquer força partidária. De boas intenções está o Inferno cheio, mas o poleiro tem muita força e origina todos os golpes de rins imagináveis e até os inimagináveis.
Esta atitude de Nobre tem sido acusada de pouco nobre. Ou seja, ele tem sido objecto dos mais duros comentários e das mais violentas críticas, depois de Pedro Passos Coelho ter anunciado que o clínico seria o cabeça de lista do PSD por Lisboa. Prevê-se que o presidente da Associação Médica Internacional irá defender o que se pode considerar… indefensável. Mas, nesta terra de tristeza também o pensável pode ser impensável e o possível, impossível .
Na Cidade Invicta, os verdes e brancos também vão tentar defender o indefensável. E por aí fora. Ou seja, continuar a lutar pelo sonho do terceiro lugar na Liga maior do futebol cá do burgo. Tarefa muito difícil, impensável e quiçá impossível; mas pois se não obtiverem uma vitória na casa dos portistas o sonho não passará de um pesadelo.

Ainda que os horários não sejam exactamente coincidentes, estou crente que, a nível televisivo, o espectáculo portuense que se antevê emocionante, terá um share infinitamente maior do que o entremez lisboeta. Poucos estarão interessados em visionar uma caricata versão do Médico e o Monstro, em que o primeiro tentará abater o segundo, ainda que um e o outro sejam uma só pessoa.

Os cidadãos que já sentem bastante a austeridade podem orgulhar-se da figura que os futebolistas portugueses têm vindo a fazer. As três vitórias da quinta-feira passada são o anti-depressivo de que necessitam. Mas, serão mesmo? A troika BCE, UE e FMI já tem as garras de fora. E os políticos portugueses - que já deviam ter vergonha na cara – não a têm.

Por essas e por outras é que digo que amanhã à noite, a valer-nos alguma coisa, será o Santo Futebol. Fátima foi chão que deu uvas.

Etiquetas: