16.12.10

O Carlos

Por Carlos Medina Ribeiro

OS MAIS
assíduos leitores do Sorumbático saberão que este blogue completará 6 anos de idade muito em breve, pois nasceu no dia 5 de Janeiro de 2005.
De início, era só eu quem escrevia, mas foi por pouco tempo: duas semanas depois, já o Carlos publicava nele, como colaborador: a sua primeira crónica, intitulada
Cinco medidas para o Serviço Público de Televisão, ainda se pode ler [aqui] (ver também o comentário lá afixado), continuando a divulgar regularmente as crónicas que então publicava n' A Capital, até ao seu fecho, e ainda textos inéditos.
Mais tarde, começaram a surgir, nomeadamente às terças-feiras, as suas magnificas fotografias, que tirava por todo o mundo, e que faziam as delícias de muitos leitores, nomeadamente quando associadas aos seus passatempos Acontece, sempre com prémios.


O nosso conhecimento remontava a 1999, especialmente na sequência do prefácio que ele havia feito para Jeremias e as Incríveis Consultas do Dr. Reboredo (que esgotou). Por essa altura, teve a amabilidade de me levar aos programas Acontece (na TSF e na RTP), que fizeram esgotar o referido livro e ainda os Operação Jeremias e Jeremias, Consultor. Mais tarde, em 2006, foi também ele quem fez o prefácio de Jeremias dá uma mãozinha - o único, de todos, que ainda é possível encontrar.

Mas foi devido ao Sorumbático que nos conhecemos melhor: os inúmeros mails trocados, as fotografias que tanto interessavam os leitores (e que ele nunca regateava), os almoços que fizemos em conjunto com outros colaboradores do blogue, os livros que ele generosamente oferecia aos leitores (mas fazendo sempre questão do anonimato!)... tudo isso me levou a conhecer de perto - e agora a ter muitas saudades - do Carlos que agora nos deixa.

Adeus, amigo Carlos.

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Paulo said...

A morte do Sr. Carlos Pinto Coelho é uma perda enorme para o país e para a cultura portuguesa. Isto, dito desta forma, parece uma banalidade, mas não é.

O seu afastamento da televisão deveria envergonhar aqueles que agora, neste momento triste, vão dizer tão bem dele. Como é habitual, de resto.

Como ele houve poucos na televisão portuguesa. E já não há nenhum, neste momento...

À família enlutada, ao sorumbático e àqueles que lhe eram mais próximos, apresento os meus sentimentos.

Pelo 'Acontece' e por tudo o resto: obrigado, Sr. Carlos Pinto Coelho. Descanse em paz.

16 de dezembro de 2010 às 11:25  
Blogger Unknown said...

Amigos

Isto não é um comentário, apenas uma

INFORMAÇÃO

O corpo do nosso Carlos Pinto Coelho estará no Palácio Galveias, a partir das 20:00

16 de dezembro de 2010 às 13:43  
Blogger lino said...

Uma bela homenagem.
Um forte abraço

16 de dezembro de 2010 às 19:42  

Enviar um comentário

<< Home