13.11.10

«Dito & Feito»

Por José António Lima

QUANDO um socialista tão influente como António Vitorino vem assumir publicamente que «o Governo despertou tarde para o problema da dívida soberana», isso é sinal de que o PS já interiorizou a insustentabilidade desta governação de José Sócrates. Bem como a inevitabilidade de uma mudança, a breve prazo, do ciclo político. (A propósito, cabe perguntar quando acordou Vitorino para tão magna e crítica questão, ele que andou desde 2008 a negar os alertas e as evidências em todas as intervenções que foi fazendo por múltiplos jornais e televisões...). (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas: ,

6 Comments:

Blogger José Batista said...

Durante muitos anos fui um admirador de Vital Moreira.
Fiquei espantado com as posições que tomou sobre as políticas do ensino do primeiro governo do ainda primeiro ministro José Sócrates. Cheguei mesmo a enviar-lhe um mail transmitindo-lhe esse espanto, ao qual ele respondeu.
Depois fiquei ainda mais espantado quando concorreu ao Parlamento Europeu e fez a campanha que fez...
Entretanto deixei de o ler, quer nos jornais quer no blogue Causa Nossa.
Espanta-me que ainda se coloque no papel de "eminência parda" que dá conselhos ao governo. Pela minha parte, penso que, em diversas matérias, o governo (apenas) seguiu o "ideólogo" Vital Moreira. E chegou até aqui, nas condições presentes...
Penso também que o próprio Vital Moreira deve questionar-se sobre o acerto das suas posições.
Em boa verdade, penso que também ele deve ser alvo de auto-remodelação. Se tiver consciência dessa necessidade...
Quanto a António Costa figurar como reserva para um dia ocupar o cargo do ainda primeiro ministro Sócrates, só se aos lisboetas restar alguma dúvida sobre a sua capacidade para governar a capital... Eu, que não vivo lá, sinto-me esclarecido.

13 de novembro de 2010 às 22:15  
Blogger Sepúlveda said...

Sem dúvida que, se pelo menos uma legislatura PSD se aguentar até ao fim, o sucessor desse que lá está não será PM. Logo, gostaria que fosse Assis ou Costa o próximo SecGeral.
Porquê? Porque, como os principais actuais governantes, são ambos capazes de negar as evidências apontadas por todos que se lhes atravessam no caminho.
E isso é calaramente de desconfiar de tais pessoas.
Não vejo Seguro a fazer isso, ou pelo mennos não tanto quanto os outros. Parece-me mais sério.
E precisamos de seriedade não só fingida.
O que está Costa a fazer em Lisboa? Esperando pelo momento de ser PM ou mais tarde PR e mais nada. Mas não deve chegar ser Presidente da Câmara. É verdade que pode ser um trampolim, mas veja-se João Soares que não vai para lado nenhum.

O que é notório é que está tudo a abandonar o barco da governação actual e a tentar salvar a face do PS. Antes tivessem ajudado a que isto não chegasse onde está. O pior é que a maior parte do que se passa e passou é intencional, excepto algumas consequências pouco antevistas.

14 de novembro de 2010 às 13:53  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

António Costa parece gastar mais tempo com «A Quadratura do Círculo» do que com os reais problemas dos munícipes - pelo menos com aqueles que lhes infernizam a vida.

Em Lisboa, nunca vi tanto desleixo:

Tanto estacionamento selvagem, tanto pedinte, tanto sem-abrigo, tanto grafito, tanto ecoponto a transbordar (e rodeado) de lixo, tanto passeio esventrado, tanto "arrumador" de carros...

Mas o que mais me irrita é o ar satisfeito dele, como se tudo estivesse bem!

14 de novembro de 2010 às 14:05  
Blogger brites said...

Nao consigo contextualizar alguns comentários.

Estarei distraída,sou pouco dada a hermeneuticas,ou burra!

Expliquem-me,p.f.

14 de novembro de 2010 às 14:33  
Blogger José Batista said...

Cara brites:

Se ler o texto integral de José António Lima talvez se sinta (mais) "contextualizada".
Acho eu...

14 de novembro de 2010 às 15:22  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Brites,

Tem de clicar em baixo, onde diz «Texto integral [aqui]».

14 de novembro de 2010 às 16:52  

Enviar um comentário

<< Home