20.9.10

E, afinal, o que são as rochas?


Por A.M. Galopim de Carvalho

A ATENÇÃO dada às rochas e a procura da sua utilidade percorreram uma caminhada tão longa quanto a do Homo sapiens, caminhada de que temos testemunhos na Pré-história e variadíssimos relatos escritos desde a Antiguidade.
Na sua gíria própria, entendível entre pares, os profissionais falam de rochas, dizendo que são sistemas químicos, mono ou polifásicos, resultantes do equilíbrio termodinâmico atingido pelos seus constituintes em determinados ambientes. Entendendo-se por constituintes os elementos químicos incluídos nos respectivos minerais. (...)
Texto integral [aqui]

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger INES said...

Queria parabenizar o senhor A.M. Galopim de Carvalho, por tanta sabedoria!
Sou aluna de Biologia e Geologia na Universidade de Aveiro, e consulto várias vezes livros da sua autoria, e confesso que muita ajuda me dão!!!
Neste momento estou a fazer uma bolsa de investigação, e trago sempre comigo Introdução ao Estudo do Magmatismo e das Rochas Magmáticas, que tem sido uma grande ajuda!!!
E depois faz estes comentários sobre rochas, e sobre a ideia errada que existe sobre o conceito, que leio, e adoro!!!
Julgo que as rochas e toda a geologia no geral são um pouco desprezadas pela maioria das pessoas!!! Pessoas essas que desconhecem, no entanto, a sua verdadeira importância no nosso dia a dia!
Sou uma grande admiradora sua!
Parabéns e continue assim!

20 de setembro de 2010 às 12:38  

Enviar um comentário

<< Home