24.7.10

Um livro inesperado

ESTE livro de Michael Crichton, escrito em 2006 e acabado de editar em Portugal, é, pelo menos para mim, duplamente inesperado. Primeiro, porque o autor faleceu recentemente e não me constou que ele tivesse esta obra "no baú". Depois, porque o género é totalmente diferente dos outros a que nos habituou (ou em que nos viciou...).

Trata-se de um livro de piratas, que em tudo faz lembrar A Taça de Ouro (quanto a local, época, personagens - e até objectivos) - com uma diferença: enquanto o livro de J. Steinbeck narra as aventuras de Henry Morgan (um corsário bem real que conseguiu conquistar e saquear a cidade do Panamá!), este, de Crichton, é pura ficção.

1 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

O livro que, segundo pude apurar, foi escrito em 2006, teve o "Copyright" em 2009, que foi o ano seguinte ao da morte do autor.

Quando é assim, fica-se com a ideia que o autor não o quis publicar, e que são os herdeiros e /ou editores que vão buscar essas obras ao baú.

Não há nada a opor a isso, mas convém que se saiba.

De facto, esta é uma obra que, de tão simples que é, bem poderia ter sido escrita no início da carreira do escritor. Mas não foi o caso.

24 de julho de 2010 às 14:12  

Enviar um comentário

<< Home