31.5.10

Torcer sem quebrar

Por A. M. Galopim de Carvalho

QUEM TENHA O HÁBITO de olhar as rochas no campo reparou, certamente, que muitas vezes os estratos das rochas sedimentares ou metamórficas se apresentam dobrados e enrugados, exibindo aspectos diversos, mais ou menos afastados do que foi o seu modo de jazida original, isto é, sobrepostos horizontalmente. Observou, ainda, que certas rochas se apresentam finamente laminadas segundo planos paralelos, assumindo xistosidade, um tipo particular de laminação independente da inclinação das camadas, mas que reflecte a direcção do esforço compressivo a que estiveram sujeitas.

Para quem não está preparado, estas ocorrências não deixam de ser intrigantes, sobretudo, habituados que estamos a considerar as rochas como materiais rígidos, quebradiços, e que, como tal, teríamos tendência a considerar indeformáveis, em termos de plasticidade e maleabilidade. (...)
Texto integral [aqui]

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Bartolomeu said...

Excelente e didática, esta aula que o Professor Galopim de Carvalho, tão amávelmente nos oferece.
Dei-lhe toda a atenção, porque tambem fico intrigado com a origem das formas que algumas rochas exibem nos seus cortes, assim como as suas inclinações, sobretudo aquelas que observamos à beira-mar.

31 de maio de 2010 às 11:30  

Enviar um comentário

<< Home