25.5.10

Dinheiro inútil e perigoso

Por Joaquim Letria

TENHO UMA GAVETA de dinheiro inútil. São restos de pesetas, francos franceses e suíços, marcos, coroas, liras, rublos da URSS e zlotis que dariam um excelente fim-de-semana prolongado no seu tempo de validade. Agora, vou lá guardar uma nota de 500 euros.
Diz-me um amigo que Londres já não aceita notas de 500 euros. Há diversos governos europeus a discutirem se hão-de tirar essas notas de circulação.
Consideram as autoridades desses países que não há melhor nota para operações fraudulentas do que as de 500 euros. Uma caixa de sapatos cheia de notas de 500 euros pode pagar um suborno por inteiro. Eles lá sabem, ou fizeram as contas.
Assim, se eu pagar uma compra com uma nota de 500 euros logo me perguntarão:
“Onde arranjou esta nota? Quem lhe deu este dinheiro?”
E como o interrogatório não vai parar aqui, não vão acreditar que foi o meu banco que me impingiu uma colecção completa de notas e moedas de euro quando nos despedimos do escudo.
Num ápice, terei à perna os investigadores criminais e os funcionários do fisco, todos muito jovens para se recordarem desta saloiada.
Ponham-se a pau. Ninguém os vai avisar que este dinheiro é perigoso e muitos podem ter caído no golpe da colecção completa. Própria para patos saloios, como eu.

«24 horas» de 25 Mai 10

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger GMaciel said...

Sei o que é isso porque também tenho muito dinheiro inútil. A excepção é a de 500 euros, mas não me importaria de ter uma gaveta cheia dessas, sinceramente.

:)

25 de maio de 2010 às 15:44  

Enviar um comentário

<< Home