21.4.10

A concordância!

Por Joaquim Letria

MUITA GENTE ficou espantada e se manifestou chocada por Sócrates ter respondido a Louçã - que o advertia dele se mostrar “mais manso” a cada intervenção quanto à fiscalidade das mais valias - nos seguintes termos:
-Mais manso é a tua tia, pá!
Não é a fineza do vitupério que me impressiona nem a indesmentível propensão parlamentar de interpretar tudo o que se diz naquela casa por parâmetros tauromáquicos. Sabemos que assim acontece desde o “senti-me corneado”, de Granadeiro, à mímica ímpar de Manuel Pinho. O que me espanta e choca é a falta de concordância, na boca dum primeiro-ministro diplomado em inglês técnico. Ou seja, a querer atingir a senhora, Sócrates deveria ter atirado a Louçã:
-Mais mansa é a tua tia, pá!
Sabendo todos nós que os exemplos vêm de cima e que milhões de portugueses em idade escolar assistem aos telejornais, o chefe do Governo deveria falar cuidadosamente, apurando a concordância, ainda que muitos mal intencionados interpretem este léxico não como um erro de sintaxe, mas como uma emenda no grau de parentesco, fazendo crer que uma tia mais mansa não é tão grave de dizer como seria:
-Mais manso é o teu pai, pá!
Mas o problema é a concordância, nunca a perder de vista e a ter sempre em conta! Importa lá agora a boa educação!
«24 horas» de 21 Abr 10

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger GMaciel said...

Deixo o meu largo sorriso porque nada tenho a acrescentar. Está tudo dito e bem.

21 de abril de 2010 às 14:49  
Blogger José Batista said...

Até porque "boa educação" é aquela que o ministério da dita tem implementado. E é em tais conformes que se inventou um fantástico sistema de avaliação dos professores. Cheio daquele rigor técnico que tantos elogiaram...

21 de abril de 2010 às 18:22  
Blogger GMaciel said...

"Cheio daquele rigor técnico que tantos elogiaram..."

:)

O pior é que mudaram a mosca-mor mas... pois!...

22 de abril de 2010 às 10:51  

Enviar um comentário

<< Home