23.3.10

Prémio justo, gesto elegante

Por Joaquim Letria

TALVEZ POR A BOA MÚSICA inspirar bons comportamentos e criar melhores pessoas é que o prof. Wagner Diniz recebeu, há poucos dias, a vertente “Inovação” do Prémio Nacional de Professor. Wagner Diniz foi Director da Escola de Música do Conservatório Nacional, por cuja dignidade e sobrevivência muito se bateu.
Mas foi na EB 2.3 Miguel Torga, na Amadora, que a capacidade mobilizadora e educativa de Wagner Diniz deu nas vistas, ao ali criar a nossa primeira Orquestra Geração. O ano passado havia já três destas orquestras em Portugal, inspiradas no modelo venezuelano de ensino musical e, este ano, já há 10 orquestras na Área Metropolitana de Lisboa, às quais se juntará, proximamente, a de Amarante.
O Prémio a Wagner Diniz é mais do que merecido. Mas também no seu processo de atribuição, pelo Ministério da Educação, tem algo mais a valorizá-lo. É que quem enviou a candidatura para o ministério foi a Prof.ª Mafalda Pernão, actual Directora da Escola de Música do Conservatório Nacional, sucessora do Prof. Wagner Diniz. E que deste modo teve um gesto de justiça e de elegância que estamos pouco habituados a ver em Portugal. Parabéns a todos!
«24 horas» de 23 Mar 10

Etiquetas: