26.2.10

Jovens sem J

Por Joaquim Letria

O PS TEM MOSTRADO a eficácia da sua JS. É só ver como os “piquenos” se orientam e que bem eles estão na vida. JS, JCP, JSD, JC são siglas de algumas das organizações que abrigam e orientam uns matulões de 30 anos.
O filho duma amiga minha deixou todos chocados lá em casa ao contar que uma professora lhes tinha dito ”vocês não estudem, não trabalhem! Vão para a J, que dá menos trabalho e rende muito mais!” Pode ser deseducativo, mas temos de convir que é um conselho útil, amigo e muito prático.
O pior é para os jovens sem J. Ainda hoje não receberam o dinheiro das bolsas respeitantes a Outubro, Novembro, Dezembro e Janeiro. Andam a pé sem dinheiro para o passe, comem mal e ficam a dever o aluguer do quarto. Alguns têm os pais desempregados e irmãos mais novos na escola. São caixas em supermercados, telefonistas em “call centers”, tudo em segredo para não perderem o direito à bolsa que vai dos 90 euros aos 250, conforme os casos.
Depois, muitos são explorados na moda nova do “trabalho à experiência” que se segue aos estágios não remunerados. A Universidade de Coimbra deve meio milhão de euros, tem mais de 1200 alunos sem dinheiro e queixa-se do Estado nunca lhe pagar a totalidade do que deve.
E se entregassem as universidades às Js?! Elas orientam-se! Assim como assim…
«24 horas» de 26 Fev 10

Etiquetas: