20.2.10

Isto está mau! A AMI vem aí!

Por Ferreira Fernandes

SEBASTIÃO SALGADO, o grande fotógrafo brasileiro, escolheu contar-nos o mundo atormentado. A fome no Sahel, os garimpeiros da Serra Pelada, crianças esquálidas, mães de olhar palúdico. Mesmo quando ele está no Primeiro Mundo sucede-lhe passar tangentes a desgraças: Sebastião Salgado fotografou a tentativa de assassínio de Ronald Reagan, em 1981. O branco só está lá para dar ênfase ao negro nas suas fotos a preto e branco. Num dia em que ele foi a Buenos Aires, um jornal argentino titulou: "Isto está mesmo mal: Sebastião Salgado desembarcou ontem!"
Foi no que pensei quando soube que Fernando Nobre, o presidente da Assistência Médica Internacional (AMI), se candidatou a presidente de Portugal: "Meu Deus, isto já só vai lá com assistência humanitária?!" O País ficou em transe.
Antigamente, havia o terramoto e aparecia Fernando Nobre, agora é Fernando Nobre que causa o terramoto. Sopram-me que é Mário Soares que está por trás da candidatura. Eu já desconfiava. Soares sempre disse: "Mon AMI..." Só que pensávamos que era Miterrã e é Nóbrê. Nos adversários, um é Alegre mas tem cara de empertigado e o outro é Cavaco mas é de poucas falas. Fernando é Nobre e é monárquico. Termos um nome no boletim de voto que não mente já é positivo.
«DN» de 20 Fev 10

Etiquetas: ,

12 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Não tenho nada contra, mas ver um monárquico a concorrer a Presidente da REPÚBLICA parece-me um pouco estranho...

20 de fevereiro de 2010 às 19:00  
Blogger Catarina said...

Manuel Alegre não tem muitos apoiantes. Fernando Nobre levanta dúvidas.
Pergunta: Quem seria, na opinião geral, um bom candidato a Presidente da República? E a Primeiro Ministro?

20 de fevereiro de 2010 às 19:15  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

O candidato melhor a PR (ou o menos mau...) será o que estiver em melhores condições de enfrentar os principais problemas do país - o que implica que, quando chegar a altura de votar, eles sejam bem identificados pelos eleitores.

Neste momento (e se calhar nos próximos anos) os problemas principais serão, porventura, de ordem social, económica e financeira.

Veremos, de entre os que se apresentarem a sufrágio, quem dará mostras de maior sensibilidade e preparação.

20 de fevereiro de 2010 às 19:22  
Blogger Mg said...

Em teoria, Alegre terá, à partida (pensa ele), mais de 1 milhão de votos, aos quais poderá somar, pelo menos, os do Bloco.
Para inicio não está mau de todo.

Nobre a Presidente da República é mesmo um pouco estranho, mas há tanta coisa estranha por aí que já não digo nada.

Cavaco é candidato, e vão aparecer mais.

Ainda é um pouco cedo e anda muita gente à espera do que vai dar a sucata dos casos TVI, PT, Figo...

20 de fevereiro de 2010 às 19:22  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Na realidade, Alegre até teve mais do que 1 milhão de votos (foram cerca de 1.125.000), um deles foi o meu.

Mas, ao contrário do que ele parece julgar, esses votos não são eternos nem recicláveis - morreram nessa mesma noite. O meu, por exemplo, não o volta a levar.

20 de fevereiro de 2010 às 19:27  
Blogger Mg said...

Medina Ribeiro - 1
Alegre - 0

:)

Próxima ronda...

20 de fevereiro de 2010 às 19:29  
Blogger R. da Cunha said...

É bem possível, penso, que outros candidatos apareçam. Mas isto está a ficar estranho, como essa de o dr. Fernando Nobre ser monárquico.
Alegre não pode pensar que tem no bolso os 1,25 milhões de votos de há 4 anos e tem que se cuidar. Quero ver é para onde se vai voltar o PS...

20 de fevereiro de 2010 às 19:44  
Blogger Pi-Erre said...

Caramba!... Com tantos homens e mulheres válidos que existem no país, nos momentos decisivos só aparecem abéculas. Triste sina...

20 de fevereiro de 2010 às 21:05  
Blogger Catarina said...

Compreendo, Carlos.
Parece que o actual PR e o PM talvez na altura tivessem demonstrado “uma maior sensibilidade e preparação”... mas pelo que parece....não é bem assim.
A minha pergunta era mais directa: Há alguém – neste momento – na opinião da população em geral, ou dos “peritos políticos”, competente (como PR) para solucionar os graves problemas que o país vive: social, económico e financeiro , que são basicamente os problemas em tempo de crise.
Através das várias crónicas que tenho lido em alguns blogues deduzo que nem Manuel Alegre nem Fernando Nobre seriam bons presidentes apesar de toda a sua experiência nas suas áreas, mas nunca li um texto onde se mencionasse um nome ou dois nomes de possíveis candidatos que pudessem “salvar” o país do tão mencionado “abismo”.

20 de fevereiro de 2010 às 21:29  
Blogger GMaciel said...

Bom, não querendo fazer o papel de desmancha prazeres, devo lembrar que o Presidente não governa, pelo que não pode "solucionar os problemas do país", o mais que pode é orientar a sua postura de acordo com os seus valores - e esses, Fernando Nobre tem.

É monárquico? Mas se se apresenta à presidência é porque acredita que pode fazer alguma coisa pela República.

Infelizmente, Cavaco ganhará, venha quem vier.
:(

21 de fevereiro de 2010 às 14:17  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Já agora, aqui fica a transcrição de um 'post' da autoria de J. Medeiros Ferreira, datado de anteontem.

Começa por ser um apontamento acerca de F. Nobre, mas termina com uma frase sobre J. Sócrates que, dada a influência que JMF tem no PS, merece especial atenção.

========
Pêlo de cão

A candidatura de Fernando Nobre, para a qual não sou tido nem achado, é triplamente perversa nos seus resultados: coloca Alegre no papel de Mário Soares, divide o eleitorado do Bloco de Esquerda o que poderá minar a autoridade do actual grupo dirigente (e quiçá marcar o declínio do BE), deverá saldar-se por uma derrota expressiva para o próprio Fernando Nobre que não merece enxovalhos.

Aliás, como escrevo hoje no Correio da Manhã, enquanto José Sócrates for primeiro-ministro a esquerda não está nas melhores condições para ganhar as presidenciais.

21 de fevereiro de 2010 às 14:26  
Blogger R. da Cunha said...

Ou "isto" dá muito rapidamente uma volta, ou concordo com o último parágrafo do post de JMF.

21 de fevereiro de 2010 às 19:27  

Enviar um comentário

<< Home